Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5782
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Empregadas domésticas: uma análise de suas representações e estereótipos nas telenovelas da Globo
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Isabella Catão
Orientador: Barbosa, Marialva Carlos
Resumo: Análise sobre as representações e os estereótipos de empregadas domésticas apresentados nas telenovelas da TV Globo. O objetivo é provocar uma reflexão sobre essas representações, que se utiliza de estereótipos e perceber como eles são enraizados na cultura brasileira e que podem passar despercebidos ao assistir uma novela. O trabalho analisa novelas em que as personagens de empregadas domésticas foram protagonistas, características das mesmas e do enredo da trama, assim como a presença majoritária de atrizes negras interpretando empregadas domésticas. Até que em 2012, a novela Cheias de Charme, de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, trouxe três empregadas domésticas como protagonistas. O trio de empregadas domésticas forma o grupo musical “Empreguetes” e faz um grande sucesso dentro e fora da tela, através do uso do recurso de transmidialidade. Como um poderoso meio de comunicação e com potencial educacional, as telenovelas ao mesmo tempo que buscam referências na sociedade as refletem em suas produções.
Palavras-chave: Telenovela
Empregado doméstico
Esteriótipos (Psicologia)
Representação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Dez-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEREIRA, Isabella Catão. Empregadas domésticas: uma análise de suas representações e estereótipos nas telenovelas da Globo. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/5782
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IPereira.pdf695,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.