Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5792
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Jornalismo popular e comunitário: uma análise comparativa da cobertura do Extra e O Cidadão da violência no Complexo da Maré
Autor(es)/Inventor(es): Leite, Luisa de Carvalho
Tutor: Sodré, Muniz
Resumen: Questiona se os segmentos do jornalismo popular e comunitário cumprem com seu papel de transmitir a sociedade informações essenciais para que o indivíduo se torne consciente de decisões políticas e possa exercer seu direito a cidadania. Para fazer tal questionamento, analiso notícias sobre o episódio de violência no complexo de favelas da Maré, quando uma ação realizada por 400 policiais do Batalhão de Operações Especiais terminou com a morte de dez pessoas. Procuro desconstruir a ideia de que existe imparcialidade no jornalismo, demonstrando como uma visão distanciada e preconceituosa de um local marginalizado acaba não questionando uma política de segurança pública desastrosa, influenciando a opinião pública.
Materia: Violência urbana
Jornalismo comunitário
Complexo da Maré (Rio de Janeiro, Brasil)
Linguagem jornalística
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 14-jun-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LEITE, Luisa de Carvalho. Jornalismo popular e comunitário: Uma análise comparativa da cobertura do Extra e O Cidadão da violência no Complexo da Maré. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LLeite.pdf284.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.