Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/580
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Cristiane Henriques-
dc.contributor.authorLima, Pedro Gabriel Gonçalves de-
dc.date.accessioned2016-06-24T18:51:49Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:35Z-
dc.date.issued2016-03-07-
dc.identifier.citationLIMA, Pedro Gabriel Gonçalves de. Gone Home: o videogame e as especificidades do meio digital / Pedro Gabriel Gonçalves de Lima. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/580-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGone Homept_BR
dc.subjectMeio digitalpt_BR
dc.subjectLiteratura ergódicapt_BR
dc.subjectLiteratura digitalpt_BR
dc.subjectCírculo mágicopt_BR
dc.subjectVideogamept_BR
dc.titleGone Home: o videogame e as especificidades do meio digitalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145pt_BR
dc.contributor.referee1Aragão Júnior, Octavio Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061559997085242pt_BR
dc.contributor.referee2Strozenberg, Ilana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa analisar o jogo Gone Home a partir do pressuposto de que a linguagem dos jogos de videogame não é apenas um desdobrar de mídias analógicas, mas um desenvolvimento destas e um espaço de criação de novos paradigmas possibilitados pelo meio digital. Para tanto, utiliza-se do conceito de literatura ergódica de Espen J. Aarseth e da análise dos novos desafios da narrativa no meio digital de Janet Murray. Também faz uso dos conceitos de obra aberta de Umberto Eco e de círculo mágico de Johan Huzinga, atualizando-o a partir da análise de Jesper Juul. Por fim, a conclusão aponta para a compreensão de que a mídia digital utiliza conceitos já desenvolvidos em mídias anteriores, mas, principalmente, é um novo meio, com uma linguagem própria e que demanda critérios específicos para a análise de suas especificidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLima.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.