Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5834
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo da ação antioxidante e anticorrosiva de extratos do engaço e bagaço provenientes do processo de vinificação em tinto
Autor(es)/Inventor(es): Araújo, Patrícia Crisóstomo Silva
Orientador: D’Elia, Eliane
Coorientador: Torres, Alexandre Guedes
Resumo: A corrosão afeta diversas áreas da indústria, principalmente a petrolífera, devido ao meio bastante agressivo a que são submetidos como o salino e o petróleo acidificado, comprometendo a integridade do material como resultado da deterioração das suas propriedades mecânicas, físicas ou da sua aparência provocando prejuízos em toda a cadeia produtiva, onde são gastos bilhões por ano. Também uma grande preocupação é com a geração de resíduos provenientes da viticultura, onde é possível inferir que cerca de 134 mil toneladas são geradas anualmente, e devido a quantidade considerável de componentes bioativos podem se tornar matérias-primas para outras atividades. No presente estudo foi avaliado a ação antioxidante e anticorrosiva dos extratos hidroalcoólicos dos resíduos do engaço e bagaço da uva Chardonnay provenientes do processo de vinificação em tinto da vinícola Aurora no Rio Grande do Sul, na corrosão do aço-carbono 1020 em meio de HCl 1 mol L-1 em diferentes concentrações. Para tal, foram realizados ensaios de perda de massa em função do tempo e da concentração e em função da temperatura, ensaios eletroquímicos de impedância, em que foi possível observar tanto o aumento da resistência da transferência de carga quanto a diminuição da capacitância da dupla camada elétrica com o aumento da concentração de ambos os extratos, chegando a eficiência de inibição de 94,6% e 93,6% para 800 mg L-1 dos extratos do engaço e bagaço, respectivamente. Ensaios de curva de polarização potenciodinâmica, assim como análise química de fenóis totais, análise da superfície por microscopia eletrônica de varredura e análise no Rancimat.
Palavras-chave: Antioxidante
Anticorrosivo
Inibidores de corrosão
Vinificação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA::ELETROQUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Set-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patrícia Crisóstomo Silva Araújo.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.