Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5855
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLuz, Cristina Rego Monteiro da-
dc.contributor.authorAlmeida, Mauro de Bias-
dc.date.accessioned2018-11-27T20:09:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:30Z-
dc.date.issued2013-06-18-
dc.identifier.citationALMEIDA, Mauro de Bias. Paywall e gratuidade: Paywall ou gratuidade: o que esperar dos modelos de negócios no jornalismo online? 2013. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5855-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismo onlinept_BR
dc.subjectModelos de negóciopt_BR
dc.subjectTecnologia da comunicaçãopt_BR
dc.titlePaywall ou gratuidade: o que esperar dos modelos de negócios no jornalismo online?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960pt_BR
dc.contributor.referee1Lagôa, Maria Beatriz da Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4053248213865133pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Fernando Antonio Mansur-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8492681165430555pt_BR
dc.description.resumoAnalisa o comportamento dos veículos de comunicação jornalística diante da internet e das novas tecnologias de informação, pressionadas a explorar alternativas e soluções empresariais, mantendo simultaneamente números significativos de acesso. Um estudo comparativo lastreia a pesquisa na análise do site jornalístico especializado no setor de energia, o Petronotícias, e do seu principal concorrente, a Editora Brasil Energia. Os dois sites trabalham de maneira fundamentalmente diferente – um é aberto, enquanto o outro restringe o acesso a assinantes (paywall). Alternativa adotada por empresas tradicionais de jornalismo impresso e meio digital (Folha de S.Paulo, New York Times e a revista Newsweek), o modelo de paywall será abordado por ser uma das ferramentas mais usadas por grandes empresas. O acesso irrestrito provoca a formação de novas comunidades desterritorializadas e assim os jornalistas vão precisar, cada vez mais, compreender para quem estão falando. Sendo assim, que mudanças isso poderá trazer na forma de fazer jornalismo?pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAlmeida.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.