Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5883
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições da educação popular e da pesquisa ação à adequação sociotécnica: estudo de caso de um curso na extensão
Autor(es)/Inventor(es): Ravelo Franco, Nelson Andrés
Orientador: Suemitsu, Walter Issamu
Resumo: O professor assume um papel na sociedade relacionado à mudança/transformação ou manutenção do poder hegemônico vigente. Para Giroux (1992, 1997), o papel do professor na sociedade deve estar relacionado à mudança/transformação, o qual ele retrata como sendo o papel de intelectual transformador. Em locais de risco social torna-se ainda mais relevante que tenhamos professores comprometidos com esse papel transformador, principalmente quando oriundos desses locais. Desse modo, foi proposto investigar na presente pesquisa qual a função de intelectual que os professores de Educação Física (EF) oriundos/residentes do Complexo da Maré (uma das favelas mais violentas da cidade do Rio de Janeiro) exercem na sociedade. O objetivo foi identificar se a função que o professor oriundo/residente do Complexo da Maré exerce na sociedade está aproximada do intelectual transformador e a partir disso produzir um instrumento virtual que contribua com uma prática docente nesta perspectiva.Com o referencial teórico de Giroux (1992, 1997) e o apoio nos conceitos de intelectual e emancipação, respectivamente, de Gramsci (2004) e Freire (1996) investigamos 10 professores de EF oriundos/residentes do Complexo da Maré. A análise dos dados levantados através de entrevistas semi-estruturada apontou para o exercício de uma função na sociedade desse professor mais aproximada do intelectual crítico e, por vezes, também do adaptado ou hegemônico do que do intelectual transformador. Por inferência, é pressuposto que tal resultado também se aplica aos demais professores de EF no seu campo de atuação docente. Desse modo, foi elaborado um conteúdo para constituir de uma página de acesso virtual dirigida aos professores de EF – em especial os professores de EF oriundos/residentes do Complexo da Maré – a partir de uma matriz metodológica crítica em esportes de Malina et al. (2017).
Resumo : This dissertation studies contributions of the extension course called “Critical training in technical energy systems – Introduction” to identify how Participatory Action Research (PAR) and Popular Education (PE) could materialize a “Sociotechnical Adaptation” proposal (STA). This course was made by a common effort between Interdisciplinary Nucleus for Social Development (NIDES by its initials in portuguese) and Landless Workers’ Movement (MST by its initials in portuguese) and was chosen mainly because of its view and hospitality with the researcher. It worked not just with a critical perspective of a hardware technology, but also with those methodologies. To do this research, Case Study methodology was used, including a review of literature in two ways: first one, about PAR and PE, and second one, about the critical perspective that supports STA proposal. In this way, qualitative research constant comparative method (MERRIAM; 1998) was used to analyze collected data to find useful suggestions for actions with MST (highlighting how its organization works) and some recommendation for solar photovoltaic systems design (showing possible adaptations). Analysis also brought tentative adaptations of those systems and some methodological guidance to improve future extension activities in technical topics whether it is with other social movements and/or with other technique. This work also shows some mistakes and difficulties, trying to challenge future experiences to overcome those and to recognize new ones.
Palavras-chave: Educação popular
Pesquisa ação
Movimento dos Sem-Terra
Energia solar
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social
Departamento: Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5883
Aparece nas coleções:Tecnologia Para o Desenvolvimento Social

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