Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/5893
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bartholomeu, Cézar Tadeu | - |
dc.contributor.author | Flor, Rubia Vanessa Fernandes de Souza da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-30T15:43:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:14Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | FLOR, Rubia Vanessa Fernandes de Souza da Silva. Luiza Baldan e a construção da história do tempo presente: possíveis relações entre arte e história do tempo presente. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escolas de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5893 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa histórica | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Baldan, Luiza | pt_BR |
dc.title | Luiza Baldan e a construção da história do tempo presente: possíveis relações entre arte e história do tempo presente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0982042022247556 | pt_BR |
dc.description.resumo | Observa a necessidade de pensar a história do tempo presente, conceito difundido principalmente na França e que sofreu resistência no meio acadêmico para ser reconhecido devido às dificuldades de encontrar a precisão dos fatos em uma história que está em acontecimento. Pretendo pensar a relação da arte e a história do tempo presente. Proponho explorar a função do artista como um possível coautor de uma história do tempo presente, analisando uma série de fotos da artista brasileira Luiza Baldan. As fotografias da artista são caracterizadas muitas vezes pela presença de construções comuns à arquitetura moderna. Ao fotografar esses espaços ela consegue nos revelar uma infinidades de memórias individuais e coletivas até então escondidas nos espaços públicos e privados das cidades. O objetivo do trabalho é averiguar se essas memórias reveladas e algumas vezes inventadas pela artista possuem potência para serem consideradas história ou se as obras de Luiza remetem a uma historiografia da arte. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.