Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5902
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dc.contributor.advisorGomes, Nilo Sergio Silva-
dc.contributor.authorSilva, Gabriel Cassar de Barros-
dc.date.accessioned2018-11-30T19:11:01Z-
dc.date.available2018-12-03T02:00:45Z-
dc.date.issued2016-04-12-
dc.identifier.citationSILVA, Gabriel Cassar de Barros. A Influência do marketing político nas eleições presidenciais brasileiras: análise das vitórias de Fernando Henrique Cardoso e Lula de 1994 a 2006. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5902-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCampanha eleitoralpt_BR
dc.subjectEleição presidencialpt_BR
dc.subjectMarketing políticopt_BR
dc.titleA influência do marketing politico nas eleições presidenciais brasileiras: analise das vitorias de Fernando Henrique Cardoso e Lula de 1994 e 2006pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1678955322105228pt_BR
dc.contributor.referee1Latini, Gabriela Nóra Pacheco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9743115177041525pt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Milton Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0260771591072423pt_BR
dc.description.resumoVisa esmiuçar e compreender como, e através de quais métodos, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva conseguiram vencer, respectivamente, as eleições para o mais alto cargo do Executivo brasileiro, de 1994 até 2006. O foco é no marketing político adotado por cada uma das campanhas, buscando analisar a evolução do trabalho dos marqueteiros, que assumiram o protagonismo das disputas, elaborando programas para a televisão, cobrando altas cifras pelo trabalho realizado e até mesmo escrevendo discursos e pronunciamentos dos presidenciáveis. A utilização do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, desempenho em debates, histórico e imagem dos candidatos e estratégias de ataque e defesa também serão tópicos deste estudo. O objetivo da pesquisa é acompanhar a dinâmica do marketing político ao longo dos anos e encontrar um paralelo entre as estratégias utilizadas pelos marqueteiros e o dinheiro desembolsado pelas campanhas, em relação às vitórias conquistadas e à adesão do eleitor brasileiro à determinada proposta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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