Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5982
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mapeamento Geológico (Escala 1:25.000) e modelo tectonossedimentar para a formação Barreiras no sul do estado do Espírito Santo
Autor(es)/Inventor(es): West, Daniel Carvalho
Orientador: Mello, Claudio Limeira
Resumo: O presente estudo teve como objetivo a produção de um mapa em escala de detalhe (1:25.000) da distribuição da Formação Barreiras na região sul do estado do Espírito Santo, entre os municípios de Presidente Kennedy e Guarapari. A escolha desta área buscou dar continuidade aos estudos de mapeamento da Formação Barreiras realizados, com diferentes escalas de trabalho e utilizando diferentes bases e abordagens metodológicas, nesta região e na porção norte do Rio de Janeiro. Neste estudo, foi utilizado um modelo digital de elevação (MDE) obtido a partir de ortofotos com pixels de 1 metro. Foi necessário realizar um tratamento do MDE para remover alguns elementos desnecessários, sendo gerados, em seguida, hillshades com direções de azimute 045º e 315º. A interpretação preliminar desses modelos sombreados destacou a delimitação das áreas com morfologia de tabuleiros, associadas à Formação Barreiras, distinguindo os terrenos desta unidade das demais unidades geológicas presentes (embasamento cristalino e sedimentos quaternários). Após uma campanha de checagem de campo para a validação do mapeamento preliminar, verificação de áreas duvidosas e coleta de dados litológicos e estruturais, foi produzido o mapa de distribuição da Formação Barreiras na área investigada, sendo propostos novos limites para a unidade. A integração deste mapa à análise de lineamentos e ao reconhecimento sedimentológico e estrutural levou à proposição de um modelo evolutivo preliminar com destaque para a atuação de mecanismos tectônicos cenozoicos, que resultou na compartimentação dos tabuleiros da Formação Barreiras por estruturas de orientação NE-SW e NW-SE.
Palavras-chave: Formação Barreiras
Mapeamento Geológico
Sul do Espírito Santo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5982
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WEST, D.C.pdf5,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.