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dc.contributor.advisorLacerda, Willy Alvarenga-
dc.contributor.authorSantos, Isadora Guimarães dos-
dc.date.accessioned2018-12-17T16:32:12Z-
dc.date.available2018-12-19T02:00:38Z-
dc.date.issued2017-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6000-
dc.description.abstractRoad and urban construction often requires the excavation of colluvium. Among stabilization actions for the remaining part of the mass, it is possible to mention deep drainage, (draining) weight berms and anchored walls. This paper explores the last solution, since it has, historically, presented recurring problems. There are several reports of collapses of anchored walls that had been designed as usual retaining walls, even when considering a relatively high water table position. Initially a review of available methods is presented. The shortcomings of a Brazilian wedge method are worked around (herein referred as “proposed method”). The study of a hypothetical case, which represents a typical Southeast region's situation, is carried out to compare different design methods. The effect of the presence of water flow in the mass is examined. The work also explores the partial excavation of the colluviums.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTaludespt_BR
dc.subjectMecânica dos solospt_BR
dc.subjectSedimentologiapt_BR
dc.subjectAncoragempt_BR
dc.titleEstabilização de taludes em colúvio com o uso de cortinas ancoradaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2433812572630169pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Lopes, Francisco de Rezende-
dc.contributor.referee1De Bona Becker, Leonardo-
dc.contributor.referee2Lopes, Francisco de Rezende-
dc.description.resumoObras rodoviárias e mesmo urbanas frequentemente requerem o corte de colúvios. Entre as ações de estabilização da parte remanescente do colúvio, estão: drenagem profunda, bermas de peso (drenantes) e cortinas ancoradas. O presente trabalho explora essa última opção, uma vez que esta solução historicamente tem apresentado problemas. Há diversos relatos de rupturas de cortinas dimensionadas como contendo um talude usual, mesmo com diferentes hipóteses para a posição do nível d'água. Inicialmente uma revisão dos métodos disponíveis é apresentada. As limitações de um método de cunhas brasileiro foram eliminadas (no que se refere como “metodologia proposta”). O estudo de um caso hipotético, que representa situações típicas da região Sudeste, é realizado para comparação dos diferentes métodos de projeto. O efeito da presença de fluxo de água na massa de solo é avaliado. O trabalho explora ainda a escavação parcial de colúvios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::MECANICAS DOS SOLOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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