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dc.contributor.advisorAlmeida, Lilian Pestre de-
dc.contributor.authorAndrei, Elena Maria-
dc.date.accessioned2018-12-21T22:38:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:13Z-
dc.date.issued1994-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6042-
dc.description.abstractUnavailable.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIconografiapt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectReligiões Afro-Brasileiraspt_BR
dc.subjectCultospt_BR
dc.titleCoisas de santo: iconografia da imaginaria afro-brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8213003748093813pt_BR
dc.description.resumoAnálise da imaginária do Candomblé jêje-nagô, tal como é fabricada e vendida no Grande Mercado de Madureira, Rio de Janeiro. Essa imaginária, de grande beleza plástica, obedece a um código-de-santo que regula e determina sua interpretação iconográfica. Percebemos, ao analisar essa iconográfica, que os cultos afro-brasileiros não operam apenas com a memória, mas articulam o passado com o presente, construindo uma dinâmica social específica. O mercado de Madureira é uma encruzilhada simbólica entre as demandas do capitalismo e as exigências religiosas do Candomblé. Funcionando como uma brecha dentro da estrutura dessacralizada do universo urbano contemporâneo, permite a construção de uma identidade que se quer diferente, mas não, marginal – através de estratégias que utilizam o segredo como instrumento de ocultamento e comunicação e a beleza como uma afirmação de fé.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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