Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6088
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.author | Alcantara, Renato de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-11T15:13:23Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:11Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | ALCANTARA, Renato de Oliveira. Vestígios das decorações interiores do Paço de São Cristóvão: a presença de uma ausência. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6088 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura de interiores | pt_BR |
dc.subject | Paço Imperial (Rio de Janeiro) | pt_BR |
dc.subject | Museu Nacional (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | São Cristóvão (Rio de Janeiro, RJ) | pt_BR |
dc.title | Vestígios das decorações interiores do paço de São Cristovão: a presença de uma ausência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3589319848375106 | pt_BR |
dc.description.resumo | Análise de decorações interiores do Paço de São Cristóvão – atual casa do Museu Nacional – que remanesciam da época em que o imperador Pedro II ali morou. Essas decorações ainda presentes – até o incêndio de grandes proporções que atingiu o paço em 2 de setembro de 2018 – estavam sobretudo no segundo pavimento dos torreões norte e sul do edifício, abrangendo as salas denominadas: sala dos embaixadores, sala do trono, gabinete de estudos, antessala e oratório. É a partir das decorações desses ambientes então, que o presente trabalho propõe uma investigação sobre quais seriam as possibilidades e relações de utilização entre esses espaços, bem como quais sentidos denotam as suas presenças e ausências decorativas. O objetivo é tentar compreender o eu foi a plenitude decorativa desses espaços através da presença de estuques e pinturas que permaneceram, e da ausência de equipamentos móveis que ali também existiram. O estudo permeia a composição desses ambientes em fins do século XIX, dada à análise do catálogo do leilão do espólio da família imperial de 1890, banida um ano antes por ocasião da Proclamação da República. Os vestígios das decorações interiores do Paço de São Cristóvão assim conferiam a presença de algo que está ausente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RAlcantara.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.