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dc.contributor.advisorCoste, Maria Heloisa Fénelon-
dc.contributor.authorMagalhães, Anna Maria Rebello-
dc.date.accessioned2019-01-21T22:44:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:30Z-
dc.date.issued1990-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6168-
dc.description.abstractThis study aims at understanding the production of ceramics in the district of Icoaraci Belém, Pará, concerning the technical and sty1istic transformations re1ated to the contemporary re-interpretation of the archeological marajoara ceramics, whose meaning it is intencied to be revealed. In order to fulfill this task, we started off theoretical and methodological suggestions offered by Néstor Garcia Canclini who considering unsatisfactory the mere analysis of the product, points out at that examination of the process of production, circulation and consumption of the objects are also facts to be considered. There has been an increase of production which originat an stylistic and technical enrichment of the product and the production of ceramics has built a spirit of cooperation among the craftsmen that has immensely united the social group to which they belong.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtesanatopt_BR
dc.subjectCerâmica marajoarapt_BR
dc.subjectIcoaracipt_BR
dc.subjectArte indígenapt_BR
dc.titleA arte de Icoaraci: reinterpretação contemporânea da cerâmica márajoarapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoVisa compreender a produção atual de cerâmica do distrito de Icoaraci, Belém do Pará, a partir das transformações do estilo e técnicas, buscando o significado da reinterpretação contemporânea da cerâmica arqueológica marajoara. Para empreender esta tarefa partimos de sugestões teóricas e metodológicas de Néstor Garcia Canclini que, ao considerar insuficiente a análise só da obra, indica a necessidade de exame do processo de produção, circulação e consumo dos objetos. Em Icoaraci verifica-se o crescimento da produção como resultado de mercado nacional e internacional. Do ponto de vista do produto, a maior demanda externa implica no enriquecimento estilístico e técnico, delineando-se em torno do fazer cerâmico entre os produtores, uma identidade socialmente definida e plena de significação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::CERAMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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