Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6173
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Sonia Gomes | - |
dc.contributor.author | Flores, Cristine Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-22T00:07:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:30Z | - |
dc.date.issued | 1998-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6173 | - |
dc.description.abstract | The subject of this essay focus, primarily, on the contemporary world seen through the art object, by the subjective response of the artist to it. In a world where the technological achievements engender a vertiginous time to our quotidian life, while spaces become wide in range though qualitatively exiguous, we bring about an art which deals with the search for space quality according to our interior tempos. This point might sound like nonsense in the understanding of this very contemporary world we are engaged on getting to grips with. On the contrary, the art of Waltércio Caldas will reveal, through his approach, its connection with this contemporary reality, where it is inserted, while emboding and discussing its complexity. Yet, evoking, at the same time, the particular and expressive poetry the universe of the current man distills. Waltércio Caldas has been considered one of the most important artists in the Brazilian art world. His approach handles various media starting off with drawings towards the object, enlarging its scale till finally reaching the public spaces. In investigating this passage we do not mean to deal with an ambitious number of pieces and questions. The study of Waltércio Caldas’ art will lead, at the end, to one unique proposition: a coherent oeuvre of a singular artist who speaks a universal language, the one of a man in search of himself. | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Escultura | pt_BR |
dc.subject | História da arte | pt_BR |
dc.title | Waltércio Caldas: a arte que tece o ar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7215951323937810 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alencar, Ana Maria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2433686286573513 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Maria da Glória | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5033199123103071 | pt_BR |
dc.description.resumo | Falar da contemporaneidade através do objeto de arte, ver o mundo sob o olhar do artista, é o caminho que buscou traçar esta dissertação. Num momento em que as conquistas tecnológicas imprimem um tempo vertiginoso à vida cotidiana e os espaços se tornam amplos em alcance porém exíguos em qualidade, estudar um artista que vai lidar com o espaço qualitativo e nossos tempos interiores pode parecer um "ir de encontro" a essa contemporaneidade mesma, a que nos propomos entender. Mas, nosso estudo se revela ser bem o contrário. A arte de Waltércio Caldas vai desenhar, de dentro da contemporaneidade, o seu "ponto de fuga". Vai esboçar a sua linguagem, atual e em sintonia com a realidade mesma, utilizando-se dos seus recursos, enfatizando a sua complexidade, sem deixar de permitir aflorar a poesia possível e expressiva que povoa o universo do homem de hoje. Waltércio Caldas tem se revelado, nas últimas décadas, um dos nomes de maior relevância dentro do panorama da arte brasileira, numa abordagem que passa por vários meios de expressão - do desenho ao objeto, que aos poucos se expande à novas experiências, utilizando-se de diferentes escalas e chegando, finalmente ao espaço público. Em percorrermos o seu trajeto, não nos propomos a um alcance ambicioso de muitas obras e muitas questões. A obra se desenhará, ao longo da leitura deste trabalho, como apenas uma única e coerente obra de um artista que fala uma linguagem universal, a linguagem do homem que busca a si mesmo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Artes Visuais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
455981.pdf | 24.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.