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dc.contributor.advisorArestizabal, Irma-
dc.contributor.authorLuz, Maria de Lourdes de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-01-22T00:46:22Z-
dc.date.available2019-01-23T02:00:16Z-
dc.date.issued1993-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6179-
dc.description.abstractThe work consists in a reading of Art Deco viewed through the Carioca Cinemas of the third and fourth decades of this century. For this purpose we have chosen a representative group of buildings to serve as instrument. Art Deco as tied into the Cinema was considered a neutral space and inevitable in the transition from the reigning ecleticism of the nineteenth century to aseptic modernism. In order to understand why necessary modernism was evoked, a critical review has been made of the true Art Deco of the 1925 Exposition of Decorative and Industrial Arts in Paris and its antecedents which made possible conceptual and formal changes. An analysis has been made of theoretical bases which permeated the movement adding to the magic of the Cinema and its influence on everyday life.The Cinema Metro serves as model.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectArt décopt_BR
dc.titleCinema art deco: o moderno necessáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0647621589824433pt_BR
dc.description.resumoO trabalho consiste na leitura do Art Deco, através dos Cinemas Cariocas das terceiras e quartas décadas deste século, e para tal, tomamos como instrumental um grupo representativo de edifícios com esta função. O Art Deco, atrelado ao Cinema, foi pensado como o espaço da neutralidade, inevitável na transição do ecletismo vigente no século XIX para a assepsia modernista. No sentido de evocar-se o moderno necessário, fez-se uma revisão crítica do Art Deco, propriamente dito, da Exposição de Artes Decorativas e Industriais de 1925 em Paris e dos antecedentes que possibilitaram mudanças conceituais e formais, bem como uma análise dos fundamentos teóricos que permeavam o movimento, valorizando-se a magia do Cinema e sua influência na vida cotidiana, tomando-se como paradigma o Cinema Metro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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