Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6185
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Maria Heloisa Fénelon-
dc.contributor.authorBrandao, Renato Pereira-
dc.date.accessioned2019-01-22T01:11:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:31Z-
dc.date.issued1991-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6185-
dc.description.abstractUnavailable.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJesuítaspt_BR
dc.subjectOcupação civilpt_BR
dc.subjectPlanejamento territorialpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleO aldeamento jesuítico de São Lourenço: a herança templária na construção da espacialidade missionária brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8886046561715043pt_BR
dc.description.resumoCentrada no histórico do aldeamento jesuítico de são Lourenço, a presente dissertação propõe-se a discutir a estratégia política e militar que permitiu a Portugal conquistar, defender e ocupar o vasto litoral brasileiro como também manter nas "plantations" um grande contingente de negros escravizados. Diferencia os aldeamentos jesuíticos brasileiros das reduções jesuíticas da América espanhola, concluindo que, enquanto a arquitetura das igrejas jesuíticas prenderam-se a um classicismo despojado, a espacialidade dos aldeamentos tenderam para uma configuração barroca, perpetuada no traçado das diversas vilas e cidades originárias desses estabelecimentos jesuíticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
415950.pdf8.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.