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dc.contributor.advisorOliveira, Fabio Correa Souza de-
dc.contributor.authorCunha, Gustavo Rocha Faria Carneiro da-
dc.date.accessioned2019-01-22T13:19:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:44Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationCUNHA, Gustavo Rocha Faria Carneiro da. Aspectos regulatórios e contratuais das concessões de rodovias federais. 2018. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6204-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContrato administrativopt_BR
dc.subjectConcessõespt_BR
dc.subjectRegulamentaçãopt_BR
dc.subjectRelicitaçãopt_BR
dc.subjectCláusulas exorbitantespt_BR
dc.subjectRiscopt_BR
dc.subjectAdministrative contractpt_BR
dc.subjectRegulationpt_BR
dc.subjectRebiddingpt_BR
dc.subjectShared riskpt_BR
dc.subjectPublic concessionpt_BR
dc.subjectExtraordinary clausept_BR
dc.titleAspectos regulatórios e contratuais das concessões de rodovias federaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0708289449159110pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca tratar da evolução do direito administrativo em relação às concessões de rodovias federais, que constituem o principal modal de transporte do país. Apesar do progresso regulatório, verifica-se um cenário próximo ao abandono de algumas rodovias, sem que tenham se iniciado processo de decretação de caducidade. O trabalho perpassa por institutos tradicionais do direito administrative como a clausula exorbitante e o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato. Estuda-se a efetivadade das cláusulas essenciais e as hipóteses de extinção dos contratos de concessão. A Lei de Parcerias Público-Privadas foi promulgada em dezembro de 2004 sem que tenha sido utilizada na celebração de quaisquer contratos de rodovia da Administração Federal. O cenário de recessão econômica que se alastrou pelo país somado às restrições orçamentárias da União demandam o aperfeiçoamento e flexibilização de institutos jurídicos correntes para solucionar a crise das rodovias federais. Foi feita uma abordagem legal brasileira frente às Leis nº 8.666/1993, nº 8.987/1995, nº 11.079/2004, nº 13.334/2015 e nº 13.448/2016, além da tentativa de regulamentação da Medida Provisória nº 800/2017.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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