Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6229
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Gone Home: o videogame e as especificidades do meio digital
Author(s)/Inventor(s): Lima, Pedro Gabriel Gonçalves de
Advisor: Costa, Cristiane Henriques
Abstract: Analisa o jogo Gone Home a partir do pressuposto de que a linguagem dos jogos de videogame não é apenas um desdobrar de mídias analógicas, mas um desenvolvimento destas e um espaço de criação de novos paradigmas possibilitados pelo meio digital. Para tanto, utiliza-se do conceito de literatura ergódica de Espen J. Aarseth e da análise dos novos desafios da narrativa no meio digital de Janet Murray. Também faz uso dos conceitos de obra aberta de Umberto Eco e de círculo mágico de Johan Huzinga, atualizando-o a partir da análise de Jesper Juul. Por fim, a conclusão aponta para a compreensão de que a mídia digital utiliza conceitos já desenvolvidos em mídias anteriores, mas, principalmente, é um novo meio, com uma linguagem própria e que demanda critérios específicos para a análise de suas especificidades.
Keywords: Jogos eletrônicos
Linguagem
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 7-Mar-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Pedro Gabriel Gonçalves de. Gone Home: o videogame e as especificidades do meio digital. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/6229
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

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