Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6231
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Moda, identidade e consumo: a carioca nas tramas de Farm
Author(s)/Inventor(s): Magalhães, Fernanda da Silveira
Advisor: Costa, Cristiane Henriques
Abstract: Analisa o discurso da marca feminina de vestuário Farm para entender as representações e clichês atribuídos aos habitantes do Rio de Janeiro ao longo da história. O objetivo é compreender em que medida se dá a relação entre a “moda balneário” feita pela marca e a mulher carioca contemporânea. A realidade das cariocas é inspiração ou está sendo selecionada e romantizada pela Farm para ser sucesso de vendas há, pelo menos, 19 anos? Como esse símbolo de tempos efêmeros se coloca como possibilidade de construção de identidade para a mulher? O consumo, aqui, é trabalhado especialmente na sua dimensão simbólica. Conceitos-chave como relação pessoa-objeto, consumo de produtos como símbolos do eu e identidade são analisados a partir de referenciais teóricos construídos por Gilles Lipovetsky, Ana Paula de Miranda, Miriam Goldenberg, Armelle Enders, Georg Simmel, Roland Barthes e Pierre Bourdieu.
Keywords: Moda
Consumo
Aspectos culturais
Farm
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 18-Jul-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MAGALHÃES, Fernanda da Silveira. Moda, identidade e consumo: a carioca nas tramas da Farm. 2016. 144 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/6231
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

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