Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6256
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência
Author(s)/Inventor(s): Nogueira, Fabricio Lima
Advisor: Barbosa, Marialva Carlos
Abstract: Demonstra como os métodos tradicionais de aferição de audiência já não são suficientes para acompanhar os avanços tecnológicos do maior veículo de comunicação do país, com a implantação da TV digital interativa, e a adesão dos telespectadores ao processo da Social TV, caracterizado pelo fenômeno da segunda tela. A pesquisa apresenta a metodologia do Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope), responsável pela medição de audiência no Brasil há mais de 70 anos, e o investimento da empresa para se adequar às atuais demandas de aferição do ambiente virtual. O projeto também inclui propostas de medição para a TV digital interativa diante do recurso da multiprogramação. Por fim, apresenta as conclusões sobre esse novo modo de ver e consumir televisão e a importância dessas novas técnicas de mensuração de audiência diante de um consumidor cada vez mais exigente.
Keywords: Televisão digital
Televisão interativa
Consumo
Ibope
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Jul-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: NOGUEIRA, Fabrício Lima. Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/6256
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FNogueira.pdf579,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.