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dc.contributor.advisorMichel, Ricardo Cunha-
dc.contributor.authorCarvalho, Alexandre Barbosa Melo de-
dc.date.accessioned2019-01-28T19:16:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:48Z-
dc.date.issued2008-03-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6259-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNanotecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectNanomateriaispt_BR
dc.titleIntrodução a Nanociência e Nanotecnologia para o Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7631294110820860pt_BR
dc.contributor.referee1Melo Filho, João Massena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3410418813271335pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Manuel Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5658344054124432pt_BR
dc.description.resumoEste projeto mostra a necessidade de ensino de conceitos de nanociência, aproximando o estudante das metas centrais desse ramo da ciência, bem como da própria percepção da dimensão de tamanho. Para isso serão abordados diversos conceitos que vão desde o átomo até a formação da matéria, elementos da tabela periódica, as escalas de tamanho do nanômetro e as transformações que o homem está conquistando pelo desenvolvimento das nanociências. A nanotecnologia no Ensino Médio será explorada apresentando um breve histórico mencionando também sobre Richard Feynman com suas idéias relacionadas ao desenvolvimento dessa tecnologia, conceitos e questões-chave, inovações tecnológicas que estão ocorrendo atualmente no mundo e as que estão apontando para o futuro próximo e as suas aplicações nas mais diversas áreas como medicina e qualidade de vida, tecnologia e comunicação da informação, produção e armazenagem de energia, ciência dos materiais, alimentos, água e meio ambiente, tintas, fármacos “drug-delivery” e muitas outras. Em sala de aula, com alunos, o tema também pode ser exposto e discutido com a elaboração de experimentos, apresentação de vídeos ou construção de um mural informativo, explorando seu rico apelo visual, que instigue aos alunos a pesquisarem sobre o assunto nanotecnologia em jornais e revistas ou internet e levem esses conceitos para o seu dia a dia, estimulando o aprendizado em Química, assim como provendo os alunos de condições para desenvolver uma visão de mundo atualizada, o que inclui uma compreensão mínima das técnicas e dos princípios científicos em que se baseiam tais tecnologias. O trabalho não foi aplicado em sala de aula, pois durante o estágio de prática de ensino ainda não tinha este trabalho elaborado, mas fica a proposta para uma próxima oportunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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