Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6259
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Michel, Ricardo Cunha | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Alexandre Barbosa Melo de | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-28T19:16:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:48Z | - |
dc.date.issued | 2008-03-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6259 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Nanotecnologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Nanomateriais | pt_BR |
dc.title | Introdução a Nanociência e Nanotecnologia para o Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7631294110820860 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melo Filho, João Massena | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3410418813271335 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carneiro, Manuel Castro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5658344054124432 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este projeto mostra a necessidade de ensino de conceitos de nanociência, aproximando o estudante das metas centrais desse ramo da ciência, bem como da própria percepção da dimensão de tamanho. Para isso serão abordados diversos conceitos que vão desde o átomo até a formação da matéria, elementos da tabela periódica, as escalas de tamanho do nanômetro e as transformações que o homem está conquistando pelo desenvolvimento das nanociências. A nanotecnologia no Ensino Médio será explorada apresentando um breve histórico mencionando também sobre Richard Feynman com suas idéias relacionadas ao desenvolvimento dessa tecnologia, conceitos e questões-chave, inovações tecnológicas que estão ocorrendo atualmente no mundo e as que estão apontando para o futuro próximo e as suas aplicações nas mais diversas áreas como medicina e qualidade de vida, tecnologia e comunicação da informação, produção e armazenagem de energia, ciência dos materiais, alimentos, água e meio ambiente, tintas, fármacos “drug-delivery” e muitas outras. Em sala de aula, com alunos, o tema também pode ser exposto e discutido com a elaboração de experimentos, apresentação de vídeos ou construção de um mural informativo, explorando seu rico apelo visual, que instigue aos alunos a pesquisarem sobre o assunto nanotecnologia em jornais e revistas ou internet e levem esses conceitos para o seu dia a dia, estimulando o aprendizado em Química, assim como provendo os alunos de condições para desenvolver uma visão de mundo atualizada, o que inclui uma compreensão mínima das técnicas e dos princípios científicos em que se baseiam tais tecnologias. O trabalho não foi aplicado em sala de aula, pois durante o estágio de prática de ensino ainda não tinha este trabalho elaborado, mas fica a proposta para uma próxima oportunidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alexandre Barbosa Melo de Carvalho.pdf | 2.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.