Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6263
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Takase, Iracema | - |
dc.contributor.author | Novaes, Fábio Junior Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-28T19:51:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:48Z | - |
dc.date.issued | 2009-05-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6263 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Problemas familiares | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Problemas Sociais | pt_BR |
dc.title | A necessidade de adequação dos cursos de licenciatura na abordagem de problemas sociais e familiares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8696158718308875 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Nascimento, Juliana Rangel do | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1844491639651443 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Faria, Roberto de Barros | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6310881885990978 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sales, Fábio Sebadelhe | - |
dc.description.resumo | Diante de uma experiência importante para a minha formação profissional, preocupo-me em relatá-la para outros, atuais e futuros educadores. Em janeiro de 2008, participei de um projeto social e de desenvolvimento humano, denominado King’s Kids. O projeto, voltado para crianças e adolescentes se diferencia de uma colônia de férias pela reprodução de um ambiente cuja atmosfera se assemelha a um ambiente familiar. A problemática vivida por estas crianças é e será a mesma enfrentada pelos alunos nas escolas de Ensino Médio e Fundamental. Pude compartilhar de suas realidades e foi marcante o relato de grande número delas que sofreram diversos tipos de violência domiciliar (cerca de 85% dos casos), incluindo sexual. E disto resultam suas dificuldades de relacionamento interpessoal, tanto no aspecto social quanto no sentimental. Alguns sintomas de tais atos de violência foram diagnosticados, como isolamento e comportamento anti-social, indefinição sexual, aversão ao relacionamento sentimental, dissociações entre idade física e mental. Contudo, notam-se crises de identidade, correlacionada diretamente ao histórico familiar: ausência das figuras materna e/ou paterna, sendo esta última a mais comum. Outro aspecto encontrado referente a ausência de uma ou ambas as figuras paternas é a inversão dos papéis familiares, cuja conseqüência possível é não legitimar a autoridade dos pais dentro da estrutura familiar, podendo se estender para outras instâncias sociais, como pode acontecer com o Estado. Por fim, pode restar nos a pergunta: “Mas o que este tudo tem a ver com o ensino de Química? E de que maneira eu professor de química posso ser afetado por tal realidade ou mudá-la?” Considerando que a escola, entidade representante do Estado, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para a cidadania, esta se mostra como lugar ideal para detecção e intervenção em casos de violência contra crianças e adolescentes. Porém, como um dos futuros representantes do Estado para a formação e educação desses indivíduos, sinto–me totalmente desqualificado pela formação acadêmica que tenho tido, para lidar com realidades deste tipo. Penso que os cursos de licenciatura devem assumir o papel de qualificação profissional de seus licenciandos, informado-os sobre o tema, a legislação aplicada e sobre os direitos da criança e do adolescente. Desta forma, educadores preparados poderiam identificar, mais precocemente, sintomas do abuso sexual e outros tipos de violência nessa faixa etária e promover uma intervenção mais precoce, com o intuito de evitar ou amenizar as conseqüências que tais problemas familiares e sociais, podem ter sobre o aprendizado destes educandos, sobre seu convívio social e exercício da cidadania. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FÁBIO JUNIOR MOREIRA NOVAES.pdf | 622.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.