Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6264
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Agentes de poluição atmosférica e a ocorrência de mercúrio no gás natural como temas geradores no ensino médio
Autor(es)/Inventor(es): Jerônimo, Fabíola de Araújo Rodrigues
Tutor: Farias, Roberto de Barros
Resumen: Nos últimos anos, os agentes de poluição atmosférica tem recebido especial atenção, principalmente pelo fato de que muitos deles são gases de efeito estufa que estão diretamente relacionados com o aquecimento global, assunto maciçamente discutido atualmente. As atividades antropogênicas são as principais fontes de emissão desses poluentes para a atmosfera. No entanto, uma nova preocupação vem surgindo, a partir do momento em que se constatou a presença de mercúrio no gás natural. Alguns estudos estão sendo realizados para a descoberta de técnicas eficientes para a remoção do mercúrio, a fim de diminuir sua emissão para a atmosfera pela queima de combustíveis fósseis. Dessa forma, este trabalho se propõe a apresentar os agentes de poluição atmosférica e suas conseqüências para o meio ambiente, dando especial atenção ao elemento mercúrio e sua emissão para a atmosfera. Assim como, tentar mostrar que se pode trabalhar a química em sala de aula, utilizando-se dos temas do cotidiano, na tentativa de tornar a disciplina mais prazerosa para os alunos de ensino médio.
Materia: Poluição atmosférica
Mercúrio
Cotidiano escolar
Gás natural
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 13-mar-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Fabíola de Araújo Rodrigues Jerônimo.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.