Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6269
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Bulas de medicamentos como tema motivador e/ou contextualizador para o ensino da Química
Author(s)/Inventor(s): Spano, Francesco
Advisor: Medeiros, Marta Eloisa
Abstract: A Química é uma disciplina que faz parte do currículo no Ensino Médio, cujas aulas são, na maioria das vezes, expositivas com pouca ou nenhuma prática em laboratórios. Isso ocorre devido a uma série de fatores, entre os quais, o conteúdo programático extenso com uma carga horária pequena, falta de recursos na escola, principalmente, nos colégios públicos, se estendendo, inclusive, à falta de criatividade e conhecimento dos professores que a ministram. A maioria das pessoas pensa que a Química só existe dentro da escola como uma disciplina, não tendo a idéia que a mesma está presente no nosso dia-a-dia. Essa visão se mostra reducionista e torna o conhecimento químico abordado em sala de aula com pouca ou nenhuma importância para os alunos (Magalhães, 2004). Para modificar esta visão, é necessário que o professor se utilize de uma abordagem metodológica denominada contextualização. Entende-se a contextualização como “tirar do papel e colocar em prática”. Quando os conteúdos não são contextualizados, eles tornam-se distantes, e de difícil compreensão, fazendo com que os alunos percam o interesse pela disciplina. É nesse sentido que a abordagem contextualizada é uma forma de se colocar em pauta alguns conceitos químicos vinculados a outras áreas do conhecimento. Dessa maneira, esses conceitos podem se aproximar da vida do aluno, desde que se tenha uma aprendizagem mais significativa. Devemos considerar também dificuldades, por parte de vários professores de Química, em relacionar conteúdos específicos com eventos da vida cotidiana dos alunos, já que muitos professores que ministram aula de Química não possuem formação na área. Caminhando junto com a contextualização, a interdisciplinaridade surge diante da necessidade de mudanças nos métodos de ensino, buscando viabilizar práticas que englobem diversas disciplinas (Jantsch, A.P. e Bianchetti, 1995). Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio, a interdisciplinaridade se fundamenta em uma educação comprometida com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade para transformá-la: 7 “... os objetivos do Ensino Médio em cada área do conhecimento devem envolver, de forma combinada, o desenvolvimento de conhecimentos práticos, contextualizados, que respondam às necessidades da vida contemporânea, e o desenvolvimento de conhecimentos mais amplos e abstratos, que correspondam a uma cultura geral e a uma visão de mundo. Para a área das Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias, isto é particularmente verdadeiro, pois a crescente valorização do conhecimento e da capacidade de inovar demanda cidadãos capazes de aprender continuamente, para o que é essencial uma formação geral e não apenas um treinamento específico. ... Com esta compreensão, o aprendizado deve contribuir não só para o conhecimento técnico, mas também para uma cultura mais ampla, desenvolvendo meios para a interpretação de fatos naturais, a compreensão de procedimentos e equipamentos do cotidiano social e profissional, assim como para a articulação de uma visão do mundo natural e social”. (PCN, Ensino médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias,p.116) Dessa forma, a contextualização e a interdisciplinaridade, podem juntas trazer para o aluno mais informações, mais conhecimentos, uma melhor compreensão do mundo que o cerca além de uma interação aluno-professor mais profícua estimulando assim, a aprendizagem.
Keywords: Bula de medicamentos
Ensino médio
Ensino de química
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Department : Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 26-Mar-2008
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francesco Spano.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.