Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6369
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Angelo da Cunha-
dc.contributor.authorSouza, Aline Camargo Jesus de-
dc.date.accessioned2019-02-04T23:24:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:58Z-
dc.date.issued2014-02-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6369-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCordyline terminalis (L.) Kunthpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectProdutos naturaispt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectPapelpt_BR
dc.titlePapel indicador ácido-base a partir do extrato de frutos de cordyline terminalis (l.) kunth: uma proposta de educação ambiental para o ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0061106995455595pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1564911227822392pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Santos, Ana Paula Bernardo dos-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8002861099949380pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo Neto, Waldimir Nascimento de-
dc.contributor.referee2Aguiar, Paula Fernandes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2482433498912526pt_BR
dc.description.resumoA contextualização dos conceitos químicos é uma ferramenta frequentemente abordada na literatura como forma de facilitar o aprendizado e propiciar um ensino significativo, representando uma solução ao desinteresse observado na maioria dos alunos de Ensino Médio. Este problema na aprendizagem se deve à forma de transmissão do conhecimento químico dentro das salas de aula, que muitas vezes são tratados com muita formalidade, levando ao aluno à memorização de conceitos. Para que o ensino contextualizado possa promover uma educação para a formação da cidadania é necessário que este seja relacionado a aspectos sociais. Com isso este trabalho abordou as questões de âmbito ambiental devido à importância da conscientização social para preservação do meio ambiente e melhoria na qualidade de vida. Com a finalidade de associar à contextualização do conceito químico de acidez e basicidade as questões ambientais, para alcançar um aprendizado significativo e formação de cidadãos conscientes de seus deveres e responsabilidades sociais e ambientais foi utilizado à impregnação do extrato de frutos de Cordyline terminalis (L.) Kunth, popularmente conhecida como dracenavermelha, em papel reciclado para ser utilizado como papel indicador ácido-base em aulas experimentais de escolas de Ensino Médio. A utilização do papel indicador reciclado demonstrou ser uma excelente ferramenta didática para a contextualização do ensino de ácidos e bases, além de se tratar de uma metodologia simples, dinâmica e de baixo custo, possibilitando diferenciar com clareza a alteração das cores em função da acidez e basicidade do meio. A reciclagem de papel possibilitou o incentivo à conscientização ambiental do uso adequado dos recursos naturais. Também foi parte essencial deste trabalho o desenvolvimento de kits indicadores ácido-base para serem doados a professores de química de escolas públicas. Acreditamos com essa atitude poder contribuir para um ensino de qualidade e promotor da construção do conhecimento científico e social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline Camargo Jesus de Souza.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.