Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6369
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinto, Angelo da Cunha | - |
dc.contributor.author | Souza, Aline Camargo Jesus de | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-04T23:24:22Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:58Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6369 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cordyline terminalis (L.) Kunth | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Produtos naturais | pt_BR |
dc.subject | Reciclagem | pt_BR |
dc.subject | Papel | pt_BR |
dc.title | Papel indicador ácido-base a partir do extrato de frutos de cordyline terminalis (l.) kunth: uma proposta de educação ambiental para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0061106995455595 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1564911227822392 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Santos, Ana Paula Bernardo dos | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8002861099949380 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Araújo Neto, Waldimir Nascimento de | - |
dc.contributor.referee2 | Aguiar, Paula Fernandes de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2482433498912526 | pt_BR |
dc.description.resumo | A contextualização dos conceitos químicos é uma ferramenta frequentemente abordada na literatura como forma de facilitar o aprendizado e propiciar um ensino significativo, representando uma solução ao desinteresse observado na maioria dos alunos de Ensino Médio. Este problema na aprendizagem se deve à forma de transmissão do conhecimento químico dentro das salas de aula, que muitas vezes são tratados com muita formalidade, levando ao aluno à memorização de conceitos. Para que o ensino contextualizado possa promover uma educação para a formação da cidadania é necessário que este seja relacionado a aspectos sociais. Com isso este trabalho abordou as questões de âmbito ambiental devido à importância da conscientização social para preservação do meio ambiente e melhoria na qualidade de vida. Com a finalidade de associar à contextualização do conceito químico de acidez e basicidade as questões ambientais, para alcançar um aprendizado significativo e formação de cidadãos conscientes de seus deveres e responsabilidades sociais e ambientais foi utilizado à impregnação do extrato de frutos de Cordyline terminalis (L.) Kunth, popularmente conhecida como dracenavermelha, em papel reciclado para ser utilizado como papel indicador ácido-base em aulas experimentais de escolas de Ensino Médio. A utilização do papel indicador reciclado demonstrou ser uma excelente ferramenta didática para a contextualização do ensino de ácidos e bases, além de se tratar de uma metodologia simples, dinâmica e de baixo custo, possibilitando diferenciar com clareza a alteração das cores em função da acidez e basicidade do meio. A reciclagem de papel possibilitou o incentivo à conscientização ambiental do uso adequado dos recursos naturais. Também foi parte essencial deste trabalho o desenvolvimento de kits indicadores ácido-base para serem doados a professores de química de escolas públicas. Acreditamos com essa atitude poder contribuir para um ensino de qualidade e promotor da construção do conhecimento científico e social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Aline Camargo Jesus de Souza.pdf | 2.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.