Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6374
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAfonso, Júlio Carlos-
dc.contributor.authorSantos, Edson da Rocha-
dc.date.accessioned2019-02-05T00:09:05Z-
dc.date.available2019-02-06T02:00:16Z-
dc.date.issued2009-12-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6374-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResíduospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleResíduos: um desafio para a sociedadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7183851351375986pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3344420444153216pt_BR
dc.contributor.referee1Marchiori, Roberto-
dc.contributor.referee2Teixeira, Viviane Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1229963402809254pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é propor uma aproximação entre o ensino de química e a educação ambiental na escola, levando em conta os problemas sociais, econômicos, políticos e ambientais que podem ser gerados pela disposição, destinação e tratamento inadequado dos resíduos em geral. Tenta também alertar a direção, os professores e os alunos da nossa universidade sobre as inúmeras oportunidades que o segmento ambiental pode proporcionar para o professor de química, em termos de mercado de trabalho e melhoria do ensino de química a fim de desmistificar a imagem negativa que a química tem para a sociedade. No trabalho são abordados conceitos, classificações, propriedades e legislações que envolvem a problemática em torno da questão dos resíduos, através da compilação textual de livros, apostilas de treinamento, normas e leis ambientais. Ocorre também uma breve discussão sobre de que forma o professor de química pode contribuir para levar informações corretas à sociedade sobre os fenômenos que ocorrem na natureza, através da educação ambiental, sem deixar de ensinar química. Ressalta-se que a intenção deste trabalho não é oferecer qualquer método pedagógico para aplicação das propostas apresentadas, ou seja, não está sendo levado em consideração que metodologia deverá ser aplicada, pelo professor em sala de aula para alcançar tais objetivos, cabendo aqueles que se interessarem pelo assunto pesquisar, desenvolver e aplicar seu próprio método pedagógico. As conclusões foram obtidas de experiências passadas dentro do ambiente de empresas, de cursos e palestras sobre gestão ambiental, de experiências em sala de aula da nossa própria universidade, da observação das vagas disponíveis para o profissional da química em editais de concursos públicos e outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edson da Rocha Santos.pdf1,67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.