Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6392
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOneto, Paulo Guilherme Domenech-
dc.contributor.authorGonzaga, Marina Ferreira Soares Lemos-
dc.date.accessioned2019-02-06T16:41:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:45Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.citationGONZAGA, Marina Ferreira Soares Lemos. Nollywood: o cinema nigeriano como forma de construção de identidade. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6392-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectNigériapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.titleNollywood: o cinema nigeriano como forma de construção de identidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4750115014056366pt_BR
dc.contributor.referee1Gerheim, Fernando Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6249323629229812pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Guiomar Pessôa de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1510363787054390pt_BR
dc.description.resumoRelaciona o cinema e construção de identidades no contexto da pós-modernidade. Para essa análise tomaremos como objeto de estudo os gêneros da indústria cinematográfica nigeriana, a segunda maior do mundo em número de filmes lançados. Orientada pelos estudos de Stuart Hall e Mike Featherstone sobre as relações entre culturas locais e globais a seguinte pesquisa tem como objetivo entender o porquê do sucesso de Nollywood dentro da lógica das identidades nacionais. Tentando relacionar aspectos sociais à análise dos gêneros esse trabalho aborda principalmente os “Filmes da Diáspora” e os “Filmes Sobre Dinheiro”, gêneros de destaque na cinematografia do país. As considerações apontam para uma relação entre a abertura do país para a cultura estrangeira e uma reação cultural frente a essa invasão. Os filmes se inserem nessa dinâmica como forma de afirmação de identidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MGonzaga.pdf328.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.