Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6392
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oneto, Paulo Guilherme Domenech | - |
dc.contributor.author | Gonzaga, Marina Ferreira Soares Lemos | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-06T16:41:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:45Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-01 | - |
dc.identifier.citation | GONZAGA, Marina Ferreira Soares Lemos. Nollywood: o cinema nigeriano como forma de construção de identidade. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6392 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Nigéria | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Globalização | pt_BR |
dc.title | Nollywood: o cinema nigeriano como forma de construção de identidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4750115014056366 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gerheim, Fernando Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6249323629229812 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ramos, Guiomar Pessôa de Almeida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1510363787054390 | pt_BR |
dc.description.resumo | Relaciona o cinema e construção de identidades no contexto da pós-modernidade. Para essa análise tomaremos como objeto de estudo os gêneros da indústria cinematográfica nigeriana, a segunda maior do mundo em número de filmes lançados. Orientada pelos estudos de Stuart Hall e Mike Featherstone sobre as relações entre culturas locais e globais a seguinte pesquisa tem como objetivo entender o porquê do sucesso de Nollywood dentro da lógica das identidades nacionais. Tentando relacionar aspectos sociais à análise dos gêneros esse trabalho aborda principalmente os “Filmes da Diáspora” e os “Filmes Sobre Dinheiro”, gêneros de destaque na cinematografia do país. As considerações apontam para uma relação entre a abertura do país para a cultura estrangeira e uma reação cultural frente a essa invasão. Os filmes se inserem nessa dinâmica como forma de afirmação de identidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MGonzaga.pdf | 328.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.