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http://hdl.handle.net/11422/6405
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva, Denilson Lopes | - |
dc.contributor.author | Mata, João Carlos Alcantara da | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-06T18:53:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:46Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-08 | - |
dc.identifier.citation | MATA, João Carlos Alcantara da. Terror pós moderno: pastiche e simulacros em pânico de Wes Craven. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6405 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Terror | pt_BR |
dc.subject | Percepção social | pt_BR |
dc.subject | Pós-modernidade | pt_BR |
dc.title | Terror pós moderno: pastiche e simulacros em pânico, de Wes Craven | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9933539110710810 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Assunção, Diego Paleólogo | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1304509351351200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fragozo, Fernando Antonio Soares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8778872217181908 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Curi, Pedro Peixoto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9197850658881159 | pt_BR |
dc.description.resumo | Investiga de que forma a trilogia Pânico, de Wes Craven, cujo primeiro filme foi lançado em 1996, se apresenta como um sintoma e um comentário da pós-modernidade. Um sintoma, porque contém características da obra de arte pós-moderna, como será discutido na articulação da franquia com o conceito de pastiche, de Fredric Jameson. E um comentário, pois representa um mundo em que as relações humanas são virtualizadas, o que remete às ideias sobre simulacros e simulações, de Jean Baudrillard, e paixão pelo real, desenvolvidas por Slavoj Zizek. Para realizar estes empreendimentos, utiliza-se descrições interpretativas das cenas dos filmes, em uma análise crítica da obra sob a perspectiva teórica dos autores utilizados. Antes de entrar neste cerne, o trabalho busca alocar a obra dentro de um contexto de repetição de fórmulas característico da indústria hollywoodiana, além de compreender como se dá a relação do terror, a partir da popularização do subgênero slasher, nos anos 70, com seu público, cuja maioria é jovem e masculina. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
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