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dc.contributor.advisorSilva, Denilson Lopes-
dc.contributor.authorMata, João Carlos Alcantara da-
dc.date.accessioned2019-02-06T18:53:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:46Z-
dc.date.issued2016-12-08-
dc.identifier.citationMATA, João Carlos Alcantara da. Terror pós moderno: pastiche e simulacros em pânico de Wes Craven. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6405-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTerrorpt_BR
dc.subjectPercepção socialpt_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.titleTerror pós moderno: pastiche e simulacros em pânico, de Wes Cravenpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9933539110710810pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Assunção, Diego Paleólogo-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1304509351351200pt_BR
dc.contributor.referee1Fragozo, Fernando Antonio Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8778872217181908pt_BR
dc.contributor.referee2Curi, Pedro Peixoto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9197850658881159pt_BR
dc.description.resumoInvestiga de que forma a trilogia Pânico, de Wes Craven, cujo primeiro filme foi lançado em 1996, se apresenta como um sintoma e um comentário da pós-modernidade. Um sintoma, porque contém características da obra de arte pós-moderna, como será discutido na articulação da franquia com o conceito de pastiche, de Fredric Jameson. E um comentário, pois representa um mundo em que as relações humanas são virtualizadas, o que remete às ideias sobre simulacros e simulações, de Jean Baudrillard, e paixão pelo real, desenvolvidas por Slavoj Zizek. Para realizar estes empreendimentos, utiliza-se descrições interpretativas das cenas dos filmes, em uma análise crítica da obra sob a perspectiva teórica dos autores utilizados. Antes de entrar neste cerne, o trabalho busca alocar a obra dentro de um contexto de repetição de fórmulas característico da indústria hollywoodiana, além de compreender como se dá a relação do terror, a partir da popularização do subgênero slasher, nos anos 70, com seu público, cuja maioria é jovem e masculina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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