Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6417
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Michel, Ricardo Cunha | - |
dc.contributor.author | Santos, Fabiana Maia | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T21:03:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:02Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6417 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Laboratórios | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Análise instrumental | pt_BR |
dc.title | Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7631294110820860 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3959364681532877 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Takase, Iracema | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Melo Filho, João Massena | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3410418813271335 | pt_BR |
dc.description.resumo | Um dos problemas do Ensino Médio hoje é o Ensino de Química devido à grande dificuldade que os alunos tem de compreender os conceitos de Química. Segundos os alunos, essa dificuldade acontece pelo fato da Química ser uma ciência abstrata e complexa e necessidade de memorizar fórmulas e equações químicas. O professor como educador tem um papel importante como mediador afim de melhorar o ensino-aprendizagem. Para isso são diversos os recursos didáticos utilizados, como recursos audiovisuais, aulas experimentais, livros etc. O trabalho de projeto final de curso elabora uma metodologia de criação de roteiros experimentais para turmas de 2º ano do Ensino Médio que acompanhem os conteúdos teóricos ensinados, cuja finalidade é facilitar a vida do professor e melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Fabiana Maia Santos.pdf | 741.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.