Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6419
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Turci, Cássia Curan | - |
dc.contributor.author | Venâncio, Lilian de Figueiredo | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T21:23:52Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:49Z | - |
dc.date.issued | 2007-12-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6419 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Medicamentos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinariedade | pt_BR |
dc.title | Contextualização dos medicamentos no ensino de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1296702009754084 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0777101006640063 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Joab Trajano | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0836964905424972 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Takase, Iracema | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 | pt_BR |
dc.description.resumo | Ensinar Química, assim como as demais ciências exatas e da natureza, tem sido motivo de preocupação de educadores desta área de conhecimento. No entanto, o professor deve buscar formas alternativas e criativas para que seu aluno aprenda, além de relacionar a aprendizagem com o processo de conhecimento prévio e utilizar uma linguagem clara e acessível à compreensão do aluno. Este trabalho pretende inserir os medicamentos no ensino de química, para que se torne uma ferramenta de contextualização. Desta forma, o professor poderá relacionar os conteúdos com a realidade do aluno, para despertar a atenção dele, e dar significado e relevância aos conteúdos escolares. Como os medicamentos, muitas vezes, fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas, e são utilizados para salvar vidas e melhorar as condições de saúde destas, seria importante relacioná-los aos conteúdos escolares do ensino médio, pois trata-se de algo presente no cotidiano destes jovens a quem devemos ensinar e informar alguns cuidados importantes em prol do bem-estar da humanidade. Assim, o Ensino de Química poderá ajudar a preparar o indivíduo para fazer uso racional dos remédios, e desenvolver nele a necessidade de atuar de forma consciente, de buscar melhorias para a sua vida, e a partir dessa perspectiva aproximar o ensino de química e a realidade. Estas são algumas das formas de levar o aluno a perceber que os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados na vida cotidiana: na compreensão de fatos, no exercício da cidadania e nas atividades profissionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Lilian de Figueiredo Venâncio.pdf | 296.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.