Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6419
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTurci, Cássia Curan-
dc.contributor.authorVenâncio, Lilian de Figueiredo-
dc.date.accessioned2019-02-07T21:23:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:49Z-
dc.date.issued2007-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6419-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMedicamentospt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinariedadept_BR
dc.titleContextualização dos medicamentos no ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1296702009754084pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0777101006640063pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Joab Trajano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0836964905424972pt_BR
dc.contributor.referee2Takase, Iracema-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051pt_BR
dc.description.resumoEnsinar Química, assim como as demais ciências exatas e da natureza, tem sido motivo de preocupação de educadores desta área de conhecimento. No entanto, o professor deve buscar formas alternativas e criativas para que seu aluno aprenda, além de relacionar a aprendizagem com o processo de conhecimento prévio e utilizar uma linguagem clara e acessível à compreensão do aluno. Este trabalho pretende inserir os medicamentos no ensino de química, para que se torne uma ferramenta de contextualização. Desta forma, o professor poderá relacionar os conteúdos com a realidade do aluno, para despertar a atenção dele, e dar significado e relevância aos conteúdos escolares. Como os medicamentos, muitas vezes, fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas, e são utilizados para salvar vidas e melhorar as condições de saúde destas, seria importante relacioná-los aos conteúdos escolares do ensino médio, pois trata-se de algo presente no cotidiano destes jovens a quem devemos ensinar e informar alguns cuidados importantes em prol do bem-estar da humanidade. Assim, o Ensino de Química poderá ajudar a preparar o indivíduo para fazer uso racional dos remédios, e desenvolver nele a necessidade de atuar de forma consciente, de buscar melhorias para a sua vida, e a partir dessa perspectiva aproximar o ensino de química e a realidade. Estas são algumas das formas de levar o aluno a perceber que os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados na vida cotidiana: na compreensão de fatos, no exercício da cidadania e nas atividades profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lilian de Figueiredo Venâncio.pdf296.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.