Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6420
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Reciclagem e reutilização construindo modelos de estruturas químicas utilizando garrafas pet: uma aplicação no ensino médio
Autor(es)/Inventor(es): Chian, Luis
Tutor: Turci, Cássia Curan
Resumen: A sociedade hoje é mais consciente de que “o planeta” tem um limite para assimilar a poluição e os rejeitos. Portanto, é essencial adotarmos uma postura ambiental que possibilite a redução e a dispersão de substâncias tóxicas, o desenvolvimento de processos de reciclagem de resíduos e subprodutos, a redução do consumo de energia e a maximização da utilização de recursos renováveis na indústria. O tema deste trabalho tem como principal foco a reciclagem/reutilização de materiais, um assunto diretamente relacionado a problemas ambientais, tais como o aquecimento global, a chuva ácida, o desmatamento de florestas, etc. Além da discussão destes assuntos, mostraremos uma aplicação direta da utilização de garrafas PET (poli-etileno tereftalato) para construir modelos de estruturas químicas, com direta aplicação no ensino de química. Com isso pretendemos despertar no aluno do ensino médio a consciência ecológica, através de práticas experimentais que envolvam conceitos químicos, em geral. Além disso, o projeto pretende despertar o senso crítico dos leitores para a educação ambiental através de um tratamento interdisciplinar das questões ambientais no âmbito escolar. É importante mostrar aos alunos do ensino médio que a reutilização das garrafas não serve apenas para construção de brinquedos, mobílias, barcos, casas flutuantes, bijuterias e outros utensílios, mas sim estruturas químicas com aplicação no aprendizado de uma forma lúdica e motivadora para os jovens. Na área do ensino de química, este projeto traz como grande desafio tornar o ensino de química mais dinâmico e atrativo.
Materia: Reciclagem
Reutilização
Garrafa PET
Ensino de química
Estruturas químicas
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 4-abr-2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Luis Chian.pdf262.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.