Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6423
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTurci, Cássia Curan-
dc.contributor.authorGomes, Marcos Flávio Rocha-
dc.date.accessioned2019-02-07T23:24:12Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:08Z-
dc.date.issued2009-04-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6423-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectHistória do petróleopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleHistória do petróleo no Brasil: uma aplicação ao ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1296702009754084pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6623927385462254pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Nascimento, Juliana Rangel do-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1844491639651443pt_BR
dc.contributor.referee1Melo Filho, João Massena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3410418813271335pt_BR
dc.contributor.referee2Faria, Roberto de Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6310881885990978pt_BR
dc.description.resumoÉ preocupante que a educação no Brasil, ainda apareça em lugares tão pouco confortáveis nas pesquisas mundiais realizadas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Especialistas apontam que países que priorizam a educação de qualidade necessitam de investimentos elevados. Estes investimentos são pagos a cada dia, sob a forma de desenvolvimento humano, competitividade internacional e cidadania. A proposta desta monografia é baseada em experiência vivenciada durante o estágio em uma instituição pública de ensino. Seu principal objetivo é a abordar conceitos de Química, utilizando como temática base o petróleo, que atualmente é um dos grandes responsáveis pela “saúde” das economias nacional e mundial. Além disso, é também um dos setores que mais cresce e gera empregos no país, o que interessa aos jovens que estão em fase de conclusão do ensino médio e em busca de colocação no mercado de trabalho. A falta de gestão e administração escolar associado à deficiência nos processos de formação continuada e capacitação dos profissionais de educação dificultam a criação de propostas de trabalho eficientes. Observa-se que as instituições de ensino não desenvolvem trabalhos nos quais utilizem as disciplinas como fonte de discussões dos assuntos contemporâneos e de interesse comum. A possibilidade da associação de conceitos científicos com temas cotidianos permite que os conteúdos tornem-se menos abstratos, portanto, facilitando o processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcos Flávio Rocha Gomes.pdf411.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.