Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6423
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Turci, Cássia Curan | - |
dc.contributor.author | Gomes, Marcos Flávio Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T23:24:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:08Z | - |
dc.date.issued | 2009-04-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6423 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | História do petróleo | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | História do petróleo no Brasil: uma aplicação ao ensino de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1296702009754084 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6623927385462254 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Nascimento, Juliana Rangel do | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1844491639651443 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melo Filho, João Massena | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3410418813271335 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Faria, Roberto de Barros | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6310881885990978 | pt_BR |
dc.description.resumo | É preocupante que a educação no Brasil, ainda apareça em lugares tão pouco confortáveis nas pesquisas mundiais realizadas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Especialistas apontam que países que priorizam a educação de qualidade necessitam de investimentos elevados. Estes investimentos são pagos a cada dia, sob a forma de desenvolvimento humano, competitividade internacional e cidadania. A proposta desta monografia é baseada em experiência vivenciada durante o estágio em uma instituição pública de ensino. Seu principal objetivo é a abordar conceitos de Química, utilizando como temática base o petróleo, que atualmente é um dos grandes responsáveis pela “saúde” das economias nacional e mundial. Além disso, é também um dos setores que mais cresce e gera empregos no país, o que interessa aos jovens que estão em fase de conclusão do ensino médio e em busca de colocação no mercado de trabalho. A falta de gestão e administração escolar associado à deficiência nos processos de formação continuada e capacitação dos profissionais de educação dificultam a criação de propostas de trabalho eficientes. Observa-se que as instituições de ensino não desenvolvem trabalhos nos quais utilizem as disciplinas como fonte de discussões dos assuntos contemporâneos e de interesse comum. A possibilidade da associação de conceitos científicos com temas cotidianos permite que os conteúdos tornem-se menos abstratos, portanto, facilitando o processo de ensino aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marcos Flávio Rocha Gomes.pdf | 411.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.