Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6446
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Cristiane Henriques-
dc.contributor.authorDevulsky, Suzana Brito-
dc.date.accessioned2019-02-11T16:22:49Z-
dc.date.available2019-02-13T02:00:15Z-
dc.date.issued2016-12-08-
dc.identifier.citationDEVULSKY, Suzana Brito. Imprensa no contra ataque: discurso machista e o impeachment da presidente Dilma. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6446-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectMachismopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectRousseff, Dilmapt_BR
dc.titleImprensa no contra ataque: discurso machista e o impeachment da presidente Dilmapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Suzy dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3210035960599086pt_BR
dc.contributor.referee2Escóssia, Fernanda Melo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7675133941468534pt_BR
dc.description.resumoA partir da definição de backlash – o contra-ataque antifeminista – apresentado por Susan Faludi (2001), este trabalho busca fazer uma análise dos discursos promovidos pela imprensa no período que precedeu o impeachment de Dilma Rousseff em uma perspectiva de estudos de gênero, desde o início de seu segundo mandato até sua saída do cargo. Levando em conta as estruturas de dominação masculina exemplificadas por Pierre Bourdieu (2002), dentre outras bibliografias feministas, foram examinadas capas das três principais revistas do país – Época, Veja e IstoÉ, além de fotos em jornais, uma charge e reportagens online. Dessa forma, objetiva-se compreender de que forma a imprensa produziu e reproduziu estereótipos machistas e pensamentos misóginos na construção da imagem da presidenta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SDevulsky.pdf1,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.