Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6467
Type: | Tese |
Title: | Contribuição metodológica para determinação de despesas individuais com transporte urbano |
Author(s)/Inventor(s): | Costa, Fabiene Cristina de Carvalho da |
Advisor: | Nassi, Carlos David |
Abstract: | A mobilidade urbana é obtida por meio de políticas de transporte que visam a melhoria do deslocamento das pessoas no espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável. Visando analisar um dos principais fatores que influenciam na mobilidade urbana em uma localidade, este trabalho tem como objetivo elaborar uma metodologia para obtenção da despesa individual com transporte urbano em uma determinada área, aplicá-la em uma área de estudo pertencente ao Estado do Rio de Janeiro e adicionalmente realizar comparações da despesa com outras variáveis como renda, gênero, idade, atividade, grau de instrução, posse de automóvel, entre outras. Dentre os principais resultados pode-se citar que 12,15% da renda mensal média do indivíduo é gasta com transporte urbano, considerando aqueles que apresentam deslocamentos com despesa não nula e o valor de 7,74% para toda a população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A partir da determinação da despesa média individual com transporte urbano na área onde é aplicado o procedimento, espera-se alterar e incentivar novas políticas de planejamento urbano, interligando as áreas de planejamento do território (com definições mais descentralizadas de polos de trabalho) e a infraestrutura de transporte existente e futura contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de sua população. |
Abstract: | Urban mobility is achieved through transport policies aimed to improve the movement of people in urban space, through the prioritization of collective and nonmotorized modes of transport in an effective, socially inclusive and ecologically sustainable way. Trying to analyze one of the main factors that influence urban mobility in an area, this paper aims to elaborate a methodology to obtain individual expenses with urban transportation in a given area, to apply it in a study area belonging to the State of Rio de Janeiro and additionally make comparisons of the expense with other variables such as income, gender, age, activity, education degree, car ownership, among others. Among the main results it can be mentioned that 12.15% of the average monthly income of the individual is spent with urban transport, considering those that present non-zero displacements and the value of 7.74% for the entire RMRJ population. From the determination of the average individual expenditure with urban transportation in the area where the procedure is applied, it is expected to change and encourage new urban planning policies, interconnecting the territory planning areas (with more decentralized definitions of workplaces) and the existing and future transport infrastructure contributing to improve the population life quality. |
Keywords: | Engenharia de transportes Sistema tarifário Despesa com transporte |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::ECONOMIA DOS TRANSPORTES |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes |
Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Nov-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia de Transportes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
865083.pdf | 2.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.