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dc.contributor.advisorSilva, Marcelino Aurélio Vieira da-
dc.contributor.authorGouveia, Bruno Guida-
dc.date.accessioned2019-02-12T17:16:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:49Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6469-
dc.description.abstractOf all terrestrial modes that make it possible to travel long distances, the road mode is usually simpler and less time necessary to implant an infrastructure and lower costs to acquire vehicles to use their roads. There are approximately 1.7 million kilometers of roads in Brazil. According to data from the National Transportation Confederation, about 61.1% of the cargo transported in the country and 50.4% of long distance passenger travel use the road mode. However, in order for a given infrastructure to fulfill its socioeconomic, in a desirable and complete way, its project must consider the possible externalities, which is the case of accidents. Thus, fighting against road accidents is a priority. As a contribution to the mitigation of road accidents, this work proposed the use of PROMETHEE II to develop a ranking of annual average daily traffic per lane in federal highways, considering as criteria the amounts of accidents with dead, injured and with material damages. As results obtained were: an increase in the flow of vehicles does not necessarily mean a growth in the number of accidents; each region has a specific behavior; concentrations of heavy and light vehicles may influence safety in the stretches.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectSistemas de transportes - Planejamento e organização dopt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfegopt_BR
dc.titleContribuição para a análise da influência do fluxo veicular na severidade de acidentes em rodovias federais brasileiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5991925401759457pt_BR
dc.contributor.referee1Nassi, Carlos David-
dc.contributor.referee2Leal Junior, Ilton Curty-
dc.description.resumoDe todos os modos terrestres que possibilitam a realização de viagens de longas distâncias, o modo rodoviário costuma a apresenta maior simplicidade e menor tempo necessário para se implantar uma infraestrutura e menores custos para se adquirir os veículos para se utilizar suas vias. Tem-se aproximadamente 1,7 milhões de quilômetros de vias no Brasil. Segundo dados a Confederação Nacional de Transporte, cerca de 61,1% das cargas transportadas no país e 50,4% das viagens de passageiros de longas distâncias usam o modo rodoviário. Contudo, para que uma determinada infraestrutura cumpra seu papel socioeconômico de forma desejável e plena, seu projeto deve considerar as possíveis externalidades, que é o caso dos acidentes. Assim sendo, o combate aos acidentes rodoviários deve ser encarado como uma prioridade. Como contribuição para mitigação dos acidentes rodoviários, esse trabalho propôs a utilização do PROMETHEE II para o desenvolvimento de um ranking de volumes médios diários anuais por faixa em rodovias federais, considerando como critérios as quantidades de acidentes com mortos, ferido e com danos materiais. Como resultados obteve-se que: um aumento no fluxo de veículos não significa necessariamente um crescimento no número de acidentes; cada região tem um comportamento específico; as concentrações de veículos pesados e leves podem influenciar a segurança nos trechos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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