Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6475
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Faria, Roberto de Barros | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Nathália Terra | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-12T23:28:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:49Z | - |
dc.date.issued | 2009-08-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6475 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação química | pt_BR |
dc.subject | Produção científica | pt_BR |
dc.title | Análise da produção técnico-científica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro voltada para área de educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6310881885990978 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3107362884091110 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Nascimento, Juliana Rangel do | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1844491639651443 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Turci, Cássia Curan | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1296702009754084 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Melo Filho, João Massena | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3410418813271335 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Machado, Sergio de Paula | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9181245778205654 | pt_BR |
dc.description.resumo | Passados pouco mais de 15 anos da criação do curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ), o trabalho de pesquisa objetiva avaliar o impacto da sua produção técnico-científica voltada para a área de Educação em Química, considerando-se tanto o corpo docente como o discente. Como parâmetro de comparação, um estudo semelhante foi realizado com o referido curso do Instituto de Química da Universidade de Brasília (IQ/UnB). A escolha se baseou no fato de ambas as instituições públicas apresentarem históricos semelhantes. As duas universidades são federais, tiveram seus cursos criados no mesmo ano e, portanto, apresentam o mesmo tempo de existência; além de se encontrarem situadas em cidades de grande importância no cenário sócio-políticoeconômico do país. Sendo assim, foram levantadas as informações referentes ao histórico de formação dos cursos, considerando-se objetivo e estratégias iniciais; e, também, os dados relativos ao número de docentes e discentes, fazendo-se a distinção entre os cursos de Licenciatura em Química e Química com Atribuições Tecnológicas. Em seguida, foram obtidos dados de produção e orientações do IQ de ambas as universidades e, por fim, calculou-se o percentual dessas obras voltado para área de educação e ensino. Após uma etapa de tratamento dos dados coletados para que fossem apresentados de forma consistente, significativa e sistemática, pode-se concluir ser escassa a produção em Ensino de Química, apesar de haver mais alunos no curso de Licenciatura do que no curso de Química com Atribuições Tecnológicas. O IQ/UFRJ não apresentou produção compatível a do IQ/UnB, sendo a desse último mais expressiva na área que se pretendeu analisar. Os dados obtidos permitiram inferir que não há no IQ/UFRJ dados que evidenciem um investimento em pesquisa sobre a didática das ciências. Frente aos resultados, foram sugeridas iniciativas que visam promover uma reflexão acerca do papel do curso de licenciatura, seus objetivos e cumprimento do papel na formação docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Nathália Terra Barbosa.pdf | 314.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.