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dc.contributor.advisorFaria, Roberto de Barros-
dc.contributor.authorBarbosa, Nathália Terra-
dc.date.accessioned2019-02-12T23:28:31Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:49Z-
dc.date.issued2009-08-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6475-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação químicapt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.titleAnálise da produção técnico-científica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro voltada para área de educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6310881885990978pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3107362884091110pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Nascimento, Juliana Rangel do-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1844491639651443pt_BR
dc.contributor.referee1Turci, Cássia Curan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1296702009754084pt_BR
dc.contributor.referee2Melo Filho, João Massena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3410418813271335pt_BR
dc.contributor.referee3Machado, Sergio de Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9181245778205654pt_BR
dc.description.resumoPassados pouco mais de 15 anos da criação do curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ), o trabalho de pesquisa objetiva avaliar o impacto da sua produção técnico-científica voltada para a área de Educação em Química, considerando-se tanto o corpo docente como o discente. Como parâmetro de comparação, um estudo semelhante foi realizado com o referido curso do Instituto de Química da Universidade de Brasília (IQ/UnB). A escolha se baseou no fato de ambas as instituições públicas apresentarem históricos semelhantes. As duas universidades são federais, tiveram seus cursos criados no mesmo ano e, portanto, apresentam o mesmo tempo de existência; além de se encontrarem situadas em cidades de grande importância no cenário sócio-políticoeconômico do país. Sendo assim, foram levantadas as informações referentes ao histórico de formação dos cursos, considerando-se objetivo e estratégias iniciais; e, também, os dados relativos ao número de docentes e discentes, fazendo-se a distinção entre os cursos de Licenciatura em Química e Química com Atribuições Tecnológicas. Em seguida, foram obtidos dados de produção e orientações do IQ de ambas as universidades e, por fim, calculou-se o percentual dessas obras voltado para área de educação e ensino. Após uma etapa de tratamento dos dados coletados para que fossem apresentados de forma consistente, significativa e sistemática, pode-se concluir ser escassa a produção em Ensino de Química, apesar de haver mais alunos no curso de Licenciatura do que no curso de Química com Atribuições Tecnológicas. O IQ/UFRJ não apresentou produção compatível a do IQ/UnB, sendo a desse último mais expressiva na área que se pretendeu analisar. Os dados obtidos permitiram inferir que não há no IQ/UFRJ dados que evidenciem um investimento em pesquisa sobre a didática das ciências. Frente aos resultados, foram sugeridas iniciativas que visam promover uma reflexão acerca do papel do curso de licenciatura, seus objetivos e cumprimento do papel na formação docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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