Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6476
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Michel, Ricardo Cunha | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Gleice Menezes do | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-12T23:35:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:49Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6476 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Vídeos didáticos | pt_BR |
dc.title | A química no cinema | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7631294110820860 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9542758076858769 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Peres, Rosa Cristina Dias | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8854435583690741 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Melo Filho, João Massena | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3410418813271335 | pt_BR |
dc.description.resumo | O cinema é conhecido como uma forma de arte e de entretenimento, mas pode ser apresentado para um aluno para que seja motivador ou tornar o ambiente mais agradável para o aprendizado. Um filme pode ao mesmo tempo passar uma estória, transmitir emoções e até afetar comportamentos, mas pode também ser utilizado como ferramenta pedagógica. A proposta desta monografia, então, envolverá mostrar os diferentes caminhos que um professor da área de ciências da natureza pode percorrer, para transformar diversos aspectos da arte e da indústria do cinema em ferramenta pedagógica. Serão explorados desde a história da revelação de filmes de cinema, com as técnicas de revelação de filmes preto & branco e a cores (mostrando o quanto há de Química nestes processos) até a demonstração de alguns materiais encontrados na sala de cinema que são produzidos com o auxílio do conhecimento químico. Por fim, a proposta envolve proporcionar ao profissional da área de ensino de Química uma possibilidade de aprender e de ensinar com uma característica bem interessante: a exposição simultânea do aluno ao entretenimento, à arte e às ciências. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gleice Menezes do Nascimento.pdf | 612.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.