Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6484
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorValente, Ligia Maria Marino-
dc.contributor.authorNascimento, Leonardo Motta-
dc.date.accessioned2019-02-13T00:58:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:49Z-
dc.date.issued2008-11-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6484-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAromapt_BR
dc.subjectMoléculapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleRelação entre o aroma e a molécula que o constituipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6503459496406997pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7232041856135214pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Mattos, João Augusto de Mello Gouveia-
dc.contributor.referee1Almeida, Rodrigo Volcan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6424652558098121pt_BR
dc.contributor.referee2Mattos, Marcio Contrucci Saraiva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9316330486641253pt_BR
dc.contributor.referee3Moura, Luiza Cristina de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839026048934349pt_BR
dc.description.resumoO grande dilema da educação escolar hoje é superar a concepção tradicional, baseada na transmissão de saberes, fazendo com que o aluno desenvolva competências cognitivas que lhe permitam uma participação ativa na sociedade em que está inserido. Para que possamos desenvolver tais competências cognitivas nos alunos, é importante que tenhamos um ensino contextualizado. A Química pode ser um instrumento da formação humana que amplia os horizontes culturais e a autonomia no exercício da cidadania, isso, se o conhecimento químico for promovido como um dos meios de interpretar o mundo, intervir na realidade e for apresentado como ciência, com seus conceitos, métodos e linguagens próprios, relacionada ao desenvolvimento tecnológico e aos muitos aspectos da vida em sociedade. Baseados nesse pressuposto desenvolvemos uma proposta de trabalho em que alunos do Ensino Médio possam desenvolver algumas competências propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio para a disciplina Química, em espaços não-formais de ensino, através da utilização da correlação entre a estrutura espacial de moléculas orgânicas com suas propriedades físico-químicas e seus aromas como tema gerador da contextualização no ensino de Química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leonardo Motta Nascimento.pdf454.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.