Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6484
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Valente, Ligia Maria Marino | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Leonardo Motta | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-13T00:58:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:49Z | - |
dc.date.issued | 2008-11-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6484 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aroma | pt_BR |
dc.subject | Molécula | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | Relação entre o aroma e a molécula que o constitui | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6503459496406997 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7232041856135214 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Mattos, João Augusto de Mello Gouveia | - |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Rodrigo Volcan | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6424652558098121 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mattos, Marcio Contrucci Saraiva de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9316330486641253 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Moura, Luiza Cristina de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6839026048934349 | pt_BR |
dc.description.resumo | O grande dilema da educação escolar hoje é superar a concepção tradicional, baseada na transmissão de saberes, fazendo com que o aluno desenvolva competências cognitivas que lhe permitam uma participação ativa na sociedade em que está inserido. Para que possamos desenvolver tais competências cognitivas nos alunos, é importante que tenhamos um ensino contextualizado. A Química pode ser um instrumento da formação humana que amplia os horizontes culturais e a autonomia no exercício da cidadania, isso, se o conhecimento químico for promovido como um dos meios de interpretar o mundo, intervir na realidade e for apresentado como ciência, com seus conceitos, métodos e linguagens próprios, relacionada ao desenvolvimento tecnológico e aos muitos aspectos da vida em sociedade. Baseados nesse pressuposto desenvolvemos uma proposta de trabalho em que alunos do Ensino Médio possam desenvolver algumas competências propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio para a disciplina Química, em espaços não-formais de ensino, através da utilização da correlação entre a estrutura espacial de moléculas orgânicas com suas propriedades físico-químicas e seus aromas como tema gerador da contextualização no ensino de Química. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Leonardo Motta Nascimento.pdf | 454.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.