Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6489
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mulheres congolesas refugiadas no Rio de Janeiro: anotações para reportagem
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Marina Pontes de Miranda Soares de
Orientador: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumo: Diante das novas configurações geopolíticas que vêm sendo consolidadas a partir do aumento de migrações forçadas ao redor do mundo, a urgência em se pensar a questão dos refugiados ganha impulso e traz a necessidade de um olhar mais atento às vulnerabilidades dos grupos mais afetados durante os deslocamentos para além das fronteiras nacionais. Uma reportagem especial exige pesquisa, e o trabalho de organizar dados e depoimentos. Exige ampla coleta de informações, aqui apresentadas como base para a realização de um projeto jornalístico no tema. Assim, no intuito de adquirir e reunir conhecimento sobre o assunto, este estudo tem o objetivo de analisar a conjuntura em que estão inseridas as mulheres congolesas refugiadas no Estado do Rio de Janeiro, o grupo de maior número de chegadas nos últimos anos, de modo a entender como acontece seu processo de acolhida e posterior adaptação. Por meio de entrevistas e uma revisão bibliográfica mais específica, é apresentado um apanhado histórico do continente africano e da República Democrática do Congo, fundamentais para a compreensão da situação atual do país, assim como as condições que moldam o lugar da mulher congolesa dentro da estrutura socioeconômica em sua terra natal. Desta maneira, possibilita-se um entendimento mais nítido das circunstâncias que levaram estas mulheres a atravessar sua fronteira, assim como a maneira com que se integraram à nossa sociedade.
Palavras-chave: Mulheres
Imigrantes
Reportagem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Marina Pontes de Miranda Soares de. Mulheres congolesas refugiadas no Rio de Janeiro: anotações para reportagem. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/6489
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PMarina.pdf319,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.