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dc.contributor.advisorOrrico Filho, Rômulo Dante-
dc.contributor.authorMarins, Cristiano Souza-
dc.date.accessioned2019-02-14T17:49:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:49Z-
dc.date.issued2017-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6491-
dc.description.abstractThe objective of this study was to propose an index of sustainable urban mobility effectiveness to assist in the planning and management of medium-sized cities. In order to achieve this goal, an exploratory and qualitative research was carried out to elaborate a bibliographic review that covered the theme and allowed a survey on the models adopted in Brazil and abroad. From the theoretical foundation, it was possible to build a model with six indicators to compose the IEMUS (Effectiveness Index of Sustainable Urban Mobility), that priors the objectivity and practicality of the application. Subsequently, a field survey was carried out in which it was possible to apply the IEMUS in 15 cities with a population between 100 thousand and 500 thousand inhabitants, in order to evaluate their respective performances. The next step was to determine the weight of each indicator by applying a questionnaire to experts in the area. Finally, it was possible to evaluate the performance of each city and to note the need for a discussion about the effectiveness of its public policies of urban mobility with a focus on sustainability. The index seems objective and practical, allowing a consistent evaluation of the surveyed cities, and can be easily used by the managers in the monitoring and evaluation of the performance of their cities in reference of sustainable urban mobility.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectCidades de porte médiopt_BR
dc.titleÍndice de efetividade para a avaliação da mobilidade sustentável em cidades de porte médiopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1915365869140336pt_BR
dc.contributor.referee1Nassi, Carlos David-
dc.contributor.referee2Santos, Enilson Medeiros dos-
dc.contributor.referee3Leal Junior, Ilton Curty-
dc.description.resumoEsse trabalho teve como objetivo propor um índice de efetividade de mobilidade urbana sustentável para auxiliar no planejamento e gestão das cidades de porte médio. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa para elaborar uma revisão bibliográfica que abarcasse o tema e permitisse um levantamento sobre os modelos adotados no Brasil e no exterior. A partir da fundamentação teórica foi possível construir um modelo com seis indicadores para compor o IEMUS (Índice de Efetividade da Mobilidade Urbana Sustentável) que prioriza a objetividade e praticidade de aplicação. Posteriormente, foi realizado um levantamento de campo no qual foi possível aplicar o IEMUS em 15 cidades com população entre 100 mil e 500 mil habitantes, de forma a avaliar os seus respectivos desempenhos. O passo seguinte, foi determinar o peso de cada indicador por meio da aplicação de um questionário a especialistas da área. Por fim, foi possível avaliar o desempenho de cada cidade e constatar a necessidade de uma discussão sobre a efetividade de suas políticas públicas de mobilidade urbana com foco na sustentabilidade. O índice mostrou-se objetivo e prático permitindo uma avaliação consistente das cidades pesquisadas, podendo ser utilizado facilmente pelos gestores no monitoramento e avaliação do desempenho de suas cidades no que tange a mobilidade urbana sustentável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Transportes

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