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http://hdl.handle.net/11422/6507
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva, Joaquim Fernando Mendes da | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Ana Paula Soares Carrara | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-16T23:05:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:41Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6507 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interações intermoleculares | pt_BR |
dc.subject | Mapas conceituais | pt_BR |
dc.subject | Medicamentos | pt_BR |
dc.subject | Cromatografia líquida de alta eficiência | pt_BR |
dc.subject | CLAE | pt_BR |
dc.subject | High Performance Liquid Chromatografy | pt_BR |
dc.subject | HPLC | pt_BR |
dc.title | O uso de mapas conceituais e abordagem temática sobre medicamentos no ensino de HPLC | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1670622312616696 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com todo o avanço tecnológico atual, é necessário que o aluno esteja preparado para enfrentar desafios e escolhas, tomando decisões com responsabilidade. O ensino deve servir, então, de suporte para o desenvolvimento do estudante, através de metodologias que fomentem a estrutura cognitiva e participativa, ao invés de conteúdos adquiridos sem significação. Diante disso, este projeto final de curso tem como objetivo propor a aplicação de uma metodologia alternativa ao ensino tradicional, os mapas conceituais, para o ensino de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), em inglês, High Performance Liquid Chromatografy (HPLC), que permite ao professor do curso técnico trabalhar o tópico interações intermoleculares em conjunto com o tema químico-social, medicamentos. Durante a pesquisa bibliográfica em livros e artigos, foi observada a repetição de que o ensino de determinados conteúdos, não somente os químicos, é dito como abstrato e de difícil compreensão pelos alunos. Tanto a assimilação quanto a externalização desses conceitos se tornam, então, deficientes. Este tipo de ponderação é importante para a melhoria do ensino e da aprendizagem e mostra que há uma necessidade de que o processo de ensino-aprendizagem seja renovado. Como contribuição, a abordagem sugerida visa uma nova proposta de aula para integrar temas sociais do cotidiano aos conceitos químicos estudados. Em relação à cromatografia líquida de alta eficiência, foi dado ênfase em colunas cromatográficas, visto que é a parte principal do equipamento, onde ocorre a separação dos compostos e a influência das interações intermoleculares se faz presente. Em relação aos mapas conceituais, foram expostos, resumidamente, três artigos pesquisados que utilizam essa ferramenta didática em áreas distintas, destacando o seu multiuso. O tema químico social em questão pôde ser contextualizado em diversas áreas, pois tem caráter multidisciplinar e valor social, podendo ser abordado em química, biologia, bioquímica, ecologia e economia. Além disso, são oferecidos conceitos introdutórios relacionados ao cotidiano do laboratório para a familiarização do futuro profissional ao mercado de trabalho. Por fim, é apresentado ao professor, como sugestão, três planos de aula elaborados contendo revisão sobre interações intermoleculares, conteúdo sobre HPLC e o emprego dos mapas conceituais. Baseado nos resultados obtidos através da pesquisa em experimentação, da investigação, das experiências em sala de aula e da parte teórica, contidos nos livros e nos materiais examinados, o uso de mapas conceituais e a contextualização tendem a facilitar e integrar o conhecimento, com o objetivo de contribuir para a evolução cognitiva do aluno, ajudando na promoção, natural e gradual, da postura de docentes e discentes frente ao processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
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Ana Paula Soares Carrara Rodrigues.pdf | 672.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
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