Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6510
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Joaquim Fernando Mendes da | - |
dc.contributor.author | Francisco, Tatiana Vianna | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-16T23:35:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:41Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6510 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | LadQuim | pt_BR |
dc.subject | Oficinas didáticas | pt_BR |
dc.subject | Extensão | pt_BR |
dc.subject | Abordagem CTSA | pt_BR |
dc.title | As atividades do LadQuim: oficinas didáticas de química para alunos do ensino médio e sua relação com as atividades de extensão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1670622312616696 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8886541058616839 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guerra, Antônio Carlos de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7991984241377300 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Turci, Cássia Curan | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1296702009754084 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Takase, Iracema | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 | pt_BR |
dc.description.resumo | No trabalho em questão serão apresentadas as atividades do Laboratório Didático de Química no projeto “Utilização de experimentação em espaços nãoformais do currículo mínimo, à melhoria do ensino de Química e à formação cidadã no Estado do Rio de Janeiro”. Essas atividades têm como enfoque a abordagem CTS/CTSA no espaço não-formal de ensino médio para alunos de primeiro ano do ensino médio. Está enfoque é uma alternativa para o modelo tradicional de ensino, tornando o aluno agente do seu processo de aprendizado. O objetivo do trabalho é mostrar que tal enfoque contribui para uma formação cidadã e mais crítica do aluno, fazendo com ele perceba como a teoria explica os fatos do cotidiano através de uma linguagem representacional. Sendo assim, ao final deste processo acreditasse que o aluno será capaz de extrapolar esses conhecimentos adquiridos para outras de situação problema. Além disso, este trabalho relaciona as atividades do Laboratório Didático de Química com as diretrizes da Extensão universitária, mostrando, assim, a importância das atividades de Extensão para a formação dos docentes. Este trabalho foi realizado através de oficinas aplicadas em turmas de primeiro do ensino médio, de cinco escolas públicas de diferentes localidades do Estado do Rio de Janeiro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tatiana Vianna Francisco.pdf | 514.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.