Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6510
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Joaquim Fernando Mendes da-
dc.contributor.authorFrancisco, Tatiana Vianna-
dc.date.accessioned2019-02-16T23:35:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:41Z-
dc.date.issued2014-03-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6510-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLadQuimpt_BR
dc.subjectOficinas didáticaspt_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.subjectAbordagem CTSApt_BR
dc.titleAs atividades do LadQuim: oficinas didáticas de química para alunos do ensino médio e sua relação com as atividades de extensãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1670622312616696pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8886541058616839pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Antônio Carlos de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7991984241377300pt_BR
dc.contributor.referee2Turci, Cássia Curan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1296702009754084pt_BR
dc.contributor.referee3Takase, Iracema-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051pt_BR
dc.description.resumoNo trabalho em questão serão apresentadas as atividades do Laboratório Didático de Química no projeto “Utilização de experimentação em espaços nãoformais do currículo mínimo, à melhoria do ensino de Química e à formação cidadã no Estado do Rio de Janeiro”. Essas atividades têm como enfoque a abordagem CTS/CTSA no espaço não-formal de ensino médio para alunos de primeiro ano do ensino médio. Está enfoque é uma alternativa para o modelo tradicional de ensino, tornando o aluno agente do seu processo de aprendizado. O objetivo do trabalho é mostrar que tal enfoque contribui para uma formação cidadã e mais crítica do aluno, fazendo com ele perceba como a teoria explica os fatos do cotidiano através de uma linguagem representacional. Sendo assim, ao final deste processo acreditasse que o aluno será capaz de extrapolar esses conhecimentos adquiridos para outras de situação problema. Além disso, este trabalho relaciona as atividades do Laboratório Didático de Química com as diretrizes da Extensão universitária, mostrando, assim, a importância das atividades de Extensão para a formação dos docentes. Este trabalho foi realizado através de oficinas aplicadas em turmas de primeiro do ensino médio, de cinco escolas públicas de diferentes localidades do Estado do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tatiana Vianna Francisco.pdf514.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.