Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6511
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Química lúdica: estratégia de ensino na aprendizagem de química
Autor(es)/Inventor(es): Carpenter, Tatiana Seixas Machado
Tutor: Takase, Iracema
Resumen: Este trabalho aborda a importância da aplicação de jogos lúdicos nas salas de aula, como um instrumento significativo no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das escolas do Ensino Médio. O objetivo é dinamizar as aulas de química, tornando-as mais atrativas. Favorece a aquisição e socialização do conhecimento de maneira divertida e funcional, sendo uma eficiente ferramenta para despertar e estimular o interesse dos alunos, melhorando e enriquecendo sua compreensão nos assuntos aplicados. Os jogos foram elaborados por licenciandos de Química participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com base na literatura referente aos Jogos Didáticos e aos conteúdos específicos, no intuito de diminuir as deficiências de assimilação de conteúdos dos alunos. Um protótipo de cada jogo foi avaliado por alunos de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro que faziam parte do PIBID. Foi realizada uma avaliação da aprendizagem no intuito de constatar a eficácia dos jogos como estratégia de tornar a aula de química menos exaustiva e monótona, auxiliando os alunos na aprendizagem.
Materia: Jogos educativos
Ensino de química
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 20-sep-2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tatiana Seixas Machado Carpenter.pdf880.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.