Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6515
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Abordando conceitos de química do ensino médio utilizando um jogo didático de tabuleiro
Author(s)/Inventor(s): Pêgas, Michelle Macedo
Advisor: Guerra, Antonio Carlos de Oliveira
Abstract: Neste trabalho apresentamos um jogo didático de tabuleiro chamado "Organic & Action" relacionado com alguns conceitos de Química Orgânica, como nomenclatura, estrutura química, função e isomeria. O jogo foi concebido e implementado com alunos do ensino médio (15-17 anos) de uma escola pública brasileira no Rio de Janeiro. Nosso objetivo foi revisar e reformular os temas conceituais com os alunos. A utilidade deste jogo como uma ferramenta educacional foi avaliada utilizando uma escala tipo Likert de 5 pontos. Os resultados mostraram que o jogo "Orgânico & Action" foi bem aceito pelos estudantes, como as suas respostas foram predominantemente "concordo totalmente" em ambas as percepções sobre a utilidade do jogo e como uma ferramenta educacional. Os erros conceituais dos estudantes contribuiu para que o professor pudesse levá-los a reavaliar sua resposta usando sugestões ou perguntas adicionais discutidas com a classe. O jogo foi realizado com êxito, motivando os alunos a rever e reformular seu fundo orgânico, proporcionando atividades agradáveis na sala de aula e permitindo a socialização dos alunos. A abordagem tradicional baseada na memorização foi vencida e os alunos foram capazes de lidar com uma excelente ferramenta educacional para discutir alguns assuntos orgânicos.
Keywords: Ensino de química
Ensino médio
Jogos didáticos
Jogos de tabuleiro
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Sep-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Michelle Macedo Pêgas.pdf932.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.