Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6518
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Construção de um titulador alternativo e o uso de indicadores naturais para medidas de pH
Author(s)/Inventor(s): Santos, Leonardo dos
Advisor: Takase, Iracema
Co-advisor: Lorençatto, Tatiana Chaves
Abstract: A utilização da experimentação poderá ser uma poderosa ferramenta capaz de propiciar o estímulo necessário para aquisição de uma aprendizagem significativa (GUIMARÃES, 2009), quando o indivíduo que observa um dado fenômeno sentir-se atraído pelo mesmo. Afinal é o fascínio pelo objeto da observação que irá manifestar alguns instintos, e ou mecanismos, como a curiosidade, que alavancará uma nova postura de comprometimento com qualquer evento, fenômeno ou circunstância que exija interpretação. Desta forma, a construção do conhecimento ocorre naturalmente, através do diálogo entre professores e alunos, de modo que o aluno seja incentivado a aprofundar seus conhecimentos de uma forma espontânea. Neste intento o presente trabalho apresenta a proposta de um planejamento de aula que deverá ser abordada pela utilização de um titulador alternativo e o uso de indicadores alternativos naturais de pH. Este planejamento de aula é manifestado na forma de dois roteiros, um dedicado a dar suporte ao professor (roteiro do professor) e outro destinado ao uso exclusivo do aluno (roteiro do aluno). O roteiro do aluno é um guia que deverá aproximar o educando do universo de alguns conhecimentos da disciplina de química, por meio da realização de uma volumetria de neutralização utilizando o titulador proposto (MICHEL, 2014). Esta abordagem experimental propõe ao estudante e ao docente uma nova maneira de pensar dentro desta ótica, de que o conhecimento pode ser reciclado, substituído e reconstruído e/ou transformar modelos engessados de ensino e aprendizagem.
Keywords: Volumetria ácido-base
Titulador alternativo
Almeirão roxo.
Indicador natural ácido-base
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Department : Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 18-Mar-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leonardo dos Santos.pdf2,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.