Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6522
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Melo Filho, João Massena | - |
dc.contributor.author | Almeida, Diogo Romero Torres de | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-17T01:30:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:41Z | - |
dc.date.issued | 2012-08-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6522 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Indústria petrolífera | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinariedade | pt_BR |
dc.subject | Combustíveis | pt_BR |
dc.title | A história da indústria petrolífera no Brasil e o ensino de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3410418813271335 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marchiori, Roberto | - |
dc.contributor.referee2 | Michel, Ricardo Cunha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7631294110820860 | pt_BR |
dc.description.resumo | O processo de ensino aprendizagem de Química e das demais ciências exatas tem sido difícil e pouco produtivo quando feito nos moldes antigos. Não há dúvida quanto à importância do ensino de Química, já que a maioria das situações apreciadas no dia a dia das pessoas está relacionada com algum conteúdo verificado na disciplina. Cabe ao professor buscar apoio nas orientações para reformulação do ensino médio e contribuir para a implementação destas, de forma que o aluno aprenda e esteja capacitado para o aprendizado contínuo e permanente. Sobretudo, é necessário que haja o desenvolvimento das competências gerais e articulação do conhecimento de forma clara e acessível à compreensão do aluno. Este trabalho pretende explorar o petróleo no ensino de Química, tornando-o uma ferramenta de contextualização. Como este tema é muito rico em conteúdos para o ensino de química, o professor poderá relacioná-los com a realidade e o cotidiano do aluno, despertando seu interesse e valorizando os assuntos escolares, sem a obrigação de reproduzir os tópicos dos livros didáticos. Pode abordar-se desde as diversas teorias que explicam a sua origem, passando pelos meios de exploração do produto bruto até os processos de refinamento e obtenção dos produtos conhecidos e utilizados no dia a dia de todos. O petróleo faz parte do mundo atual, envolvendo as pessoas em todos os segmentos da vida moderna. Quase tudo ao nosso redor contém compostos derivados de petróleo, produzidos direta ou indiretamente a partir deste. A importância deste produto é gigantesca, uma vez que movimenta bilhões de dólares diariamente e emprega milhares de pessoas em diversas áreas do conhecimento. Desta forma o ensino de Química poderá colaborar com o desenvolvimento do indivíduo no trabalho e na continuidade dos estudos, aproximando-o da realidade e assegurando-lhe o indispensável para o exercício da cidadania. A falta de gestão e administração escolar associadas à deficiência nos processos de formação continuada e capacitação dos profissionais de educação dificulta a criação de propostas de trabalho eficientes. Observa-se que as instituições de ensino não desenvolvem trabalhos nos quais utilizem as disciplinas como fonte de discussões dos assuntos contemporâneos e de interesse comum. A possibilidade da associação de conceitos científicos com temas cotidianos permite que os conteúdos tornem-se menos abstratos, portanto, facilitando o processo de ensino aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Diogo Romero Torres de Almeida.pdf | 596.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.