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dc.contributor.advisorMelo Filho, João Massena-
dc.contributor.authorAlmeida, Diogo Romero Torres de-
dc.date.accessioned2019-02-17T01:30:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:41Z-
dc.date.issued2012-08-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6522-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndústria petrolíferapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinariedadept_BR
dc.subjectCombustíveispt_BR
dc.titleA história da indústria petrolífera no Brasil e o ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3410418813271335pt_BR
dc.contributor.referee1Marchiori, Roberto-
dc.contributor.referee2Michel, Ricardo Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7631294110820860pt_BR
dc.description.resumoO processo de ensino aprendizagem de Química e das demais ciências exatas tem sido difícil e pouco produtivo quando feito nos moldes antigos. Não há dúvida quanto à importância do ensino de Química, já que a maioria das situações apreciadas no dia a dia das pessoas está relacionada com algum conteúdo verificado na disciplina. Cabe ao professor buscar apoio nas orientações para reformulação do ensino médio e contribuir para a implementação destas, de forma que o aluno aprenda e esteja capacitado para o aprendizado contínuo e permanente. Sobretudo, é necessário que haja o desenvolvimento das competências gerais e articulação do conhecimento de forma clara e acessível à compreensão do aluno. Este trabalho pretende explorar o petróleo no ensino de Química, tornando-o uma ferramenta de contextualização. Como este tema é muito rico em conteúdos para o ensino de química, o professor poderá relacioná-los com a realidade e o cotidiano do aluno, despertando seu interesse e valorizando os assuntos escolares, sem a obrigação de reproduzir os tópicos dos livros didáticos. Pode abordar-se desde as diversas teorias que explicam a sua origem, passando pelos meios de exploração do produto bruto até os processos de refinamento e obtenção dos produtos conhecidos e utilizados no dia a dia de todos. O petróleo faz parte do mundo atual, envolvendo as pessoas em todos os segmentos da vida moderna. Quase tudo ao nosso redor contém compostos derivados de petróleo, produzidos direta ou indiretamente a partir deste. A importância deste produto é gigantesca, uma vez que movimenta bilhões de dólares diariamente e emprega milhares de pessoas em diversas áreas do conhecimento. Desta forma o ensino de Química poderá colaborar com o desenvolvimento do indivíduo no trabalho e na continuidade dos estudos, aproximando-o da realidade e assegurando-lhe o indispensável para o exercício da cidadania. A falta de gestão e administração escolar associadas à deficiência nos processos de formação continuada e capacitação dos profissionais de educação dificulta a criação de propostas de trabalho eficientes. Observa-se que as instituições de ensino não desenvolvem trabalhos nos quais utilizem as disciplinas como fonte de discussões dos assuntos contemporâneos e de interesse comum. A possibilidade da associação de conceitos científicos com temas cotidianos permite que os conteúdos tornem-se menos abstratos, portanto, facilitando o processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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