Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6580
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Representação e imagem: o instagram como ferramenta de produção de novos sentidos
Author(s)/Inventor(s): Terra, Victor do Vale
Advisor: Amaral, Marcio Tavares d'
Co-advisor: Justen, Janine Figueiredo de Souza
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo compreender o paradigma de representação na contemporaneidade a partir da perspectiva das imagens. Se debruça sobre três grandes momentos da filosofia ocidental: Idade Clássica, Idade Moderna e Idade Contemporânea a fim de explorar relações, constâncias e rupturas existentes entre ser humano, imagem e representação. Partindo da hipótese de uma crise de representação generalizada no contemporâneo, entendemos a imagem como o elemento central dessas articulações e, para isso, tomamos a rede social Instagram como um fenômeno sintomático. Observando a estetização cotidiana e a exposição das intimidades, dinâmicas comuns dessa plataforma, a pesquisa evidencia noções de consumo, controle e espetáculo presentes no universo virtual da web e do ciberespaço, mediados por imagens em fluxo. Saindo da razão e chegando ao sensível, o percurso constata um novo modelo de comunicação emergente, baseado no afeto, no vínculo e no compartilhamento; um paradigma baseado em estratégias sensíveis de interação e socialização no qual todos são produtores, consumidores e espectadores simultaneamente. Num momento de esgotamento e esvaziamento das metanarrativas, o Instagram aparece como abertura, lugar para a construção de novos sentidos e re-apresentação dos sujeitos e da realidade que os cerca.
Keywords: Representação
Imagem
Identidade
Instagram
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 26-Jun-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TERRA, Victor do Valle. Representação e imagem: o Instagram como ferramenta de produção de novos sentidos. 2017. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vterra.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.