Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6613
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Modos de ver, formas de narrar: a cultura e o povo brasileiro nas lentes de Jean Manzon e José Medeiros
Autor(es)/Inventor(es): Batista, Gabrielle Nascimento
Tutor: Dias, Carla da Costa
Resumen: Investiga os discursos que influenciaram a formação da imagem nacional em meados do século XX, bem como o papel que a fotografia exerceu na difusão dessa “identidade”. Para tanto, esta pesquisa abarcará as contribuições dos olhares do fotógrafo francês Jean Manzon e do fotógrafo brasileiro José Medeiros, apresentando a maneira que os dois narraram fotograficamente e contribuíram na construção dessa imagem oficial de “nação”, de “povo” e de “cultura” brasileira; e a função da imprensa, especificadamente da revista O Cruzeiro, na afirmação do imaginário construído. Será utilizado como suporte metodológico a ideia de representação coletiva e de constituição de identidade a partir das noções apresentadas por Benedict Anderson, assim como o estudo de pesquisadores que tratam do processo de miscigenação, além do diálogo constante com teóricos que falam sobre fotografia, a fim de compreender o significado das imagens apresentadas.
Materia: Fotografia
Manzon, Jean
Medeiros, José
Cultura popular
Identidade cultural
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BATISTA, Gabrielle Nascimento. Modos de ver, formas de narrar: a cultura e o povo brasileiro nas lentes de Jean Manzon e José Medeiros. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: História da Arte

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GNascimento.pdf769.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.