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dc.contributor.advisorPires, Julie de Araujo-
dc.contributor.authorFerreira, Ana Carolina Montez-
dc.date.accessioned2019-02-27T15:25:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:44Z-
dc.date.issued2017-03-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ana Carolina Montez. Ser corpo: para um criar inteiro. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6623-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectPartes do corpopt_BR
dc.titleSer corpo: para um criar inteiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5637925258074654pt_BR
dc.description.resumoHá infinitas formas de desenhar: com as mãos, pés, sentadas, em movimento. Crianças sabem bem disto. Mas aprendemos, conforme crescemos que devemos ter uma postura. Que há formas certas de se traçar sobre o papel. Que um desenho só é bom (ou correto) se forem cumpridas determinadas expectativas. Segundo Nietzsche (2011), na sociedade ocidental, Alma – razão, linguagem – e Corpo não apenas se opõem, como a alma subjulga o corpo. Há, no entanto, para o autor, a possibilidade de um equilíbrio entre as partes, uma unidade. É o que ele chama de Si mesmo. O ser inteiro (Duarte, 2017). Quando crianças, o gesto vinha do prazer motor, da curiosidade da experimentação. Enquanto crescíamos, estes gestos começavam a vir acompanhado de palavras, conceitos. Aos poucos o nomear tomou o lugar do gesto, da experimentação. Ensinamos a cabeça a dominar o corpo e deixamos a linguagem nos entorpecer (Serres, 2001). Assim, com base em investigação teórica e prática, a autora propõe e atua em uma série de exercícios que foram realizados periodicamente, registrados através de fotografias e relatórios e que deram origem a um livro. Experimentando com diferentes modos de desenhar, buscou-se conhecer mais sobre o criar e aquilo que o limita, e tornar, desta forma, o criar novamente inteiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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