Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6623
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pires, Julie de Araujo | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Ana Carolina Montez | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-27T15:25:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:44Z | - |
dc.date.issued | 2017-03 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Ana Carolina Montez. Ser corpo: para um criar inteiro. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6623 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Corpo humano | pt_BR |
dc.subject | Partes do corpo | pt_BR |
dc.title | Ser corpo: para um criar inteiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5637925258074654 | pt_BR |
dc.description.resumo | Há infinitas formas de desenhar: com as mãos, pés, sentadas, em movimento. Crianças sabem bem disto. Mas aprendemos, conforme crescemos que devemos ter uma postura. Que há formas certas de se traçar sobre o papel. Que um desenho só é bom (ou correto) se forem cumpridas determinadas expectativas. Segundo Nietzsche (2011), na sociedade ocidental, Alma – razão, linguagem – e Corpo não apenas se opõem, como a alma subjulga o corpo. Há, no entanto, para o autor, a possibilidade de um equilíbrio entre as partes, uma unidade. É o que ele chama de Si mesmo. O ser inteiro (Duarte, 2017). Quando crianças, o gesto vinha do prazer motor, da curiosidade da experimentação. Enquanto crescíamos, estes gestos começavam a vir acompanhado de palavras, conceitos. Aos poucos o nomear tomou o lugar do gesto, da experimentação. Ensinamos a cabeça a dominar o corpo e deixamos a linguagem nos entorpecer (Serres, 2001). Assim, com base em investigação teórica e prática, a autora propõe e atua em uma série de exercícios que foram realizados periodicamente, registrados através de fotografias e relatórios e que deram origem a um livro. Experimentando com diferentes modos de desenhar, buscou-se conhecer mais sobre o criar e aquilo que o limita, e tornar, desta forma, o criar novamente inteiro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação Visual Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AFerreira.pdf | 6.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.