Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6633
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cunha, Luiz Antonio | - |
dc.contributor.author | Gonzalez, Wania Regina Coutinho | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-28T23:50:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:44Z | - |
dc.date.issued | 2000-05-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6633 | - |
dc.description.abstract | This study focuses the Max Weber education subject, as a broad socialization process going beyond the field of the education institution process. The essay shows up the principles in educational studies. The thesis ends with an analysis of the Weber reflexion on education Sociology Studies, particularly in Luiz Pereira and Margareth Archer works. L'étude met em evidence le thème à la education dans l'ouvrage de Max Weber en valorisant l' abordage du sociologue, que a conçu comme un large procès de socialisatíon pas restrict à l'institution scolaire. Dans la thèse sont explicités les principes de sa théorie sociologique ainsi que c'est efetueé une apreciation sur l'utilization de celui-ci dans l'études sur l'education. Le travail culmine avec l'analyse d' appropriation des refletions faites par Weber dans des études des sociologues de l' education, em notadament, Luiz Pereira e Margareth Archer. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Weber, Max | pt_BR |
dc.subject | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Humanismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Educação e desencantamento do mundo: contribuições de Max Weber para a sociologia de educação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5810253486833165 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7325750865780788 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavaliere, Ana Maria Villela | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0846734439988335 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Luiz Antônio Machado da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8855936483074666 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Beisiegel, Celso de Rui | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0658208570193103 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Paixão, Léa Pinheiro | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0294566315883235 | pt_BR |
dc.description.resumo | Enfoca o tema da educação em Max Weber valorizando a abordagem do sociólogo, que a concebe como um amplo processo de socialização não restrito a instituição escolar. São explicitados os princípios de sua teoria sociológica assim como e efetuada uma apreciação da utilização destes em estudos sobre educação. O estudo culmina com a análise da apropriação das reflexões de Weber em estudos de sociólogos da educação, particularmente, Luiz Pereira e Margareth Archer. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
567948.pdf | 3.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.